Porque o amor é uma decisão?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Amor é uma decisão que vai resultar em uma ação. Não se mova pela inconstância dos sentimentos, e nem tome uma decisão de se casar diante do medo e da carência. Saiba que o casamento só será cheio de alegria e de amor com a pessoa certa, porque, mesmo casando com quem se ama, muitos momentos difíceis existirão.

Amar é uma decisão, pois você enxerga a pessoa como ela é, com todas suas qualidades e defeitos, e mesmo assim a escolhe. O que é diferente da paixão, que você passa a gostar da pessoa baseado na sua idealização sobre ela.

O amor não é um sentimento: é uma decisão, um ato de vontade e um comprometimento existencial profundo. Os sentimentos variam, mas o amor permanece. Quem não compreendeu isso não chegou nem perto da maturidade.

O que é o amor: Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Na vida há muitos outros sentimentos, como o carinho, a emoção, o medo ou a raiva. Contudo, o amor é realmente o sentimento que unifica tantas emoções, que acaba sendo vital para nós. Porque na verdade, se você pensar melhor, grande parte das emoções que sentimos podem estar englobadas pelo amor.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O amor precisa de ação
Amar é entrar em um círculo virtuoso de carinho e dedicação, em que as palavras importam, mas precisam sempre vir acompanhadas de boas atitudes.

O amor verdadeiro é o reflexo de um carinho puro e de uma afeição incondicional que só descobrimos depois que presenciamos. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá à vida um verdadeiro sentido. O nosso coração descobre o amor verdadeiro quando as suas batidas entram no ritmo da paixão, do carinho e do afeto.

E o problema, apesar de pouco conhecido, não é tão incomum: estima-se que afete uma a cada 100 pessoas, segundo estudos científicos. "Relacionamentos que você sabe que valoriza profundamente perdem sua qualidade essencial", explica Sarah à BBC.

Amor não é amor, se quando encontra obstáculos se altera, ou se vacila no mínimo temor.

Segundo a perspectiva humanista, o amor é uma expressão do desejo humano de se conectar com os outros e de experimentar a intimidade e a afetividade. É um sentimento que envolve respeito, aceitação e empatia pelo outro, e que promove a compreensão e a valorização das diferenças individuais.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.