Porque não jogar papel no vaso sanitário?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O papel usado, quando jogado no vaso sanitário, se dissolve quase por completo ao longo do trajeto da rede de esgoto, principalmente aqueles papéis de melhor qualidade.

Há séculos, os brasileiros são doutrinados a não jogar o papel higiênico no vaso devido a problemas relacionados ao entupimento da rede de esgoto.

Jogar papel higiênico no vaso sanitário
Isso porque o encanamento dos Estados Unidos é feito para o descarte do papel higiênico. Então, não se preocupe, enquanto estiver nos Estados Unidos, pode jogar o papel no vaso sim!

Não faça do vaso sanitário uma lixeira! Não jogue papel higiênico, papel toalha, panos, cotonetes, absorventes ou embalagens no vaso sanitário. Esta ação provoca o entupimento da rede pública de esgoto e, consequentemente, transtornos à população.

Isso, para muitos europeus, é até anti-higiênico. Na verdade, tudo depende do sistema de esgoto. Então, países como Grécia ou Turquia, você ainda vai encontrar uma lixeirinha ali no banheiro, com o intuito que o descarte de papel seja pela lixeira, pois o sistema de esgoto não vai suportar.

3 anos

Embora se decomponha com alguma rapidez, o papel higiénico pode tardar até 3 anos a decompor-se, dependendo da espessura, quantidade de água disponível e condições atmosféricas.

Soda e outros produtos podem até ajudar a desobstruir o vaso sanitário entupido com papel higiênico.

China

Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.

Em muitos banheiros de restaurantes, cafés, bares etc. – e até mesmo nas casas das pessoas! – o lixinho no banheiro é um “mito”. Isso porque o papel higiênico usado nas necessidades pessoais é jogado diretamente no vaso sanitário, e deste modo, o lixinho não é necessário.

5- Jogar papel higiênico dentro do vaso sanitário
Os papeis higiênicos usados vão diretamente para a sanita (vaso sanitário) e não tem nenhum lixeirinha para colocar os papeis sujos de cocô.

De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.

De acordo com um estudo, o momento da evacuação deve demorar no máximo cinco minutos — se nada acontece nesse período, é necessário levantar e tentar novamente em outro momento.