Porque misturar água sanitária com açúcar?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Essa mistura é potente contra as marcas de gordura nos vidros e azulejos! Coloque 300 gramas de açúcar e 400 ml de água em uma panela em fogo médio, aguarde a dissolução. Transfira essa combinação para um balde, acrescente 300 ml de água sanitária e misture bem. Deixe esfriar por cerca de uma hora.

Por isso, ele é comumente usado na limpeza pesada:
E como o açúcar neutraliza essa ação, a água sanitária pode ser utilizada na remoção de roupas brancas e coloridas. Logo, o açúcar teria um papel semelhante à água nessa mistura, diluir a solução para que ela possa ser utilizada de uma forma mais ampla.

O açúcar serviria para diluir a água sanitária. “Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Outra prática relevante é misturar água sanitária e açúcar. Misture 300 gramas de açúcar, 300 ml de água sanitária e deixe de molho em 300 ml de água por 30 minutos. Depois, lave a peça e espere secar para ver o resultado. Vale destacar que o uso de um sabão de qualidade nesse processo potencializa a remoção do bolor.

Como clarear roupa branca com açúcar?

  1. Em um balde, adicione meio litro de água sanitária e um copo de açúcar;
  2. Mexa essa mistura até dissolver completamente;
  3. Acrescente meio litro de água;
  4. Coloque as peças nessa mistura e deixe de molho por 20 minutos;
  5. Lave normalmente.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Faça uma misturinha de 1 copo (200 ml) de água sanitária para 5 litros de água. Se for usar menos de 5 litros, você pode fazer em menor quantidade, basta seguir a proporção adequada de medida. Use a esponja ou a escova para aplicar e esfregar a mistura no local com o mofo.

A água sanitária misturada com amoníaco ou desinfetantes que apresentam esta substância química em sua composição pode agredir o sistema respiratório. O amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico.

Açúcar: há quem aconselhe o uso de água sanitária e açúcar para lavar roupas, mas isso não é indicado. Além de o açúcar diluir a água sanitária, reduzindo-lhe a eficácia, a mistura ainda é perigosa, pois gera gases tóxicos.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Como clarear roupa branca com água oxigenada
A água oxigenada pode ser usada para remoção de manchas amareladas e que são mais difíceis de sair. Nesse caso, basta aplicar água oxigenada (volume 20 ou 30) diretamente sobre a mancha, aguardar cerca de 30 minutos e enxaguar em seguida.

Mais diluído do que a água sanitária pura, o composto com açúcar pode não manchar um tecido com cores, mas isso depende da concentração e também do tipo de pigmento que tem nas cores do tecido.

Nunca misture água sanitária com bicarbonato de sódio ou com outras substâncias e produtos de limpeza. A reação pode ser perigosa!

Bicarbonato + vinagre ajudam a desencardir roupa branca
Para isso, deixe suas roupas brancas de molho em um balde ou bacia com água, uma xícara de vinagre e meia xícara de bicarbonato. Depois de uma hora de molho, observe as partes mais encardidas da roupa e esfregue com sabão.

Bicarbonato de sódio

  1. Misture 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 5 colheres de sopa de sal em cinco litros de água;
  2. Deixe a peça de roupa mergulhada nessa solução por até duas horas;
  3. Esfregue o lugar da mancha;
  4. Coloque a sua peça para lavar. Caso seja preciso, repita o procedimento. •

Misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador e borrife levemente a superfície do colchão até que fique úmido, mas não saturado. Seque completamente antes de virar para pulverizar o outro lado. Certifique-se de que o colchão esteja seco antes de usar para evitar o reaparecimento de mofo e bolor.