Porque meu CPF não foi localizado no CNIS?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Diante dessa informação, destaco as possíveis ocorrências mais comum que podem acontecer: 1. Falta de inscrição no CNIS; 2. Divergência de informações no cadastro do interessado (a) (nome da mãe errado, data de nascimento, entre outros); 3. CPF não unificado ao NIS/NIT do segurado (a).

O segurado pode resolver essa situação por conta própria ou com o auxílio de um advogado. Caso deseje resolver sozinho, o segurado deve comparecer a uma agência do INSS portando documento de identificação, CPF e carteiras de trabalho para solicitar atendimento.

Por que a mensagem: “CPF não encontrado na base de dados do CNIS apareceu?” A mensagem aparece na tela do segurado quando o seu CPF não está vinculado a um NIT – Número de Identificação do Trabalhador.

Você pode ligar para o 135, opção 6 e informar que precisa atualizar os dados cadastrais do funcionário para o e-Social. Caso a crítica seja sobre divergência em algum documento já cadastrado no CNIS, é necessário agendar através do 135 para que o próprio colaborador compareça até um agência da Previdência Social.

Nesses casos, o que geralmente acontece é que o sistema do INSS não consegue localizar o CPF, pois ele não está vinculado a um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Dessa forma, é necessário solicitar a unificação do CPF do segurado ao seu NIT. Leia também: Unificação de NITs: o que fazer quando há mais de um?

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O acesso ao Cnis pode ser feito pela internet, por meio do Meu INSS. Se a pessoa perceber algo de errado por lá, terá de ligar na Central 135 e fazer o pedido de correção.

aparecendo essa mensagem estão perguntando o que significa gente. se você olhou o seu CNIS e apareceu essa mensagem fique. tranquilo fique despreocupado Isso significa que o governo não identificou nenhuma outra renda e que você cumpre os critérios para continuar no Bolsa Família Então.

A consulta pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Faça login com CPF e senha e, logo na página inicial, clique na opção “Meus benefícios”.

Realizar Inscrição no INSS

  1. Pedir o serviço. Acesse o Meu INSS; Clique em “Inscrever no INSS”; Clique em “Cidadão”; Clique em “Inscrição”, em seguida em “Filiado”; ...
  2. Receber resposta. A resposta é imediata pois o número da inscrição é gerado no final do pedido. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Se no seu caso, a divergência no CPF for em relação ao seu nome, será preciso resolver a situação presencialmente. O certo, nesse caso, é comparecer em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, levando os seus documentos originais, e regularizar o número e o nome no seu cadastro.

Como incluir contribuições no CNIS pelo telefone? Através do número 135 você pode solicitar um "requerimento de atualização do CNIS". Mas, ainda será necessário entrar no site e anexar os documentos que comprovem as contribuições.

O CNIS é uma base de dados nacional alimentada pelo DataPrev, do Ministério da Previdência, que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações.

Para regularizar o CPF nesse caso, basta entregar as declarações em aberto. Para isso, é preciso acessar o programa de declaração de imposto de renda da Receita.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.