Como regularizar meu cadastro no CNIS?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O que fazer quando o CPF consta com nome vazio no CNIS? Você pode solicitar o serviço de atualização de dados ligando para o telefone 135 (Central de Atendimento do INSS), de segunda a sábado das 07:00h às 22:00h (horário de Brasília).

Em dúvida sobre como atualizar o CNIS? A melhor forma de fazer isso é através do portal meu INSS. Pois, desse modo, você consegue consultar, atualizar e acompanhar o seu extrato previdenciário do CNIS.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos. Se estiver com dúvidas, procure um advogado previdenciário para te ajudar.

Isso acorre quando algum dado do banco de dados do INSS está diferente daquele informado pelo usuário. Mas, o que fazer para solucionar o problema? Se você não possui advogado, o mais indicado é entrar em contato com a Central 135 para realizar a sua identificação e regularização.

Mesmo que o processo seja online, o INSS irá solicitar que o segurado escolha uma agência de atendimento mais próxima dele ou da região. Isso é feito caso o mesmo precise comparecer presencialmente. Por fim, é só confirmar todas as informações e finalizar a solicitação para atualizar o CNIS.

Quanto cobrar para acerto de CNIS? G) Retificação e atualização cadastral do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, bem como solicitação de cópia de processo administrativo e outros requerimentos administrativos não contemplados nas demais alíneas desse artigo: R$ 1.500,00.

Conforme a Portaria 123/2020 do INSS, o serviço de “Atualização de Vínculos e Remunerações” poderá ser solicitado por dois meios.

  1. Ligue para o número de telefone 135 do INSS;
  2. Ou, então, entre no site do Meu INSS.

Como incluir contribuições no CNIS através do Meu INSS

  1. Faça login com seus dados no portal Meu INSS;
  2. Entre na opção "agendamento e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Toque em "dados";
  5. Anexe os documentos necessários;
  6. Espere o site terminar o carregamento e clique para confirmar o seu envio.

O que pode gerar o bloqueio do cadastro no Meu INSS? Ao perder ou esquecer a senha que garante acesso ao Meu INSS, os segurados acabam ficando sem conseguir entrar na plataforma. Podendo, inclusive, de modo eventual, a própria página, fazer a apresentação de sistema que visam proteger os dados dos usuários.

Emitir Extrato de Contribuição (CNIS)

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”; Clique em “Baixar PDF”. Importante! ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.