Qual a diferença do NIS para o NIT?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 11 votos

NIS e NIT são a mesma coisa? Não! O NIS serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam algum benefício social. Enquanto o NIT é destinado a trabalhadores que nunca tiveram carteira assinada.

Como dito anteriormente, o NIT é o número de inscrição do trabalhador, atribuído ao autônomo. Já o PIS é o número atribuído ao trabalhador assim que ele inicia seu primeiro emprego com carteira assinada. Enquanto o PASEP é o número utilizado para identificar o servidor público.

O NIT é o número destinado aos trabalhadores sem qualquer vínculo com empresas, autônomos ou liberais com inscrição no INSS. Para ter o PIS, é preciso haver vínculo empregatício. Além disso, o PIS é um programa social destinado a trabalhadores com carteira assinada. Ele foi criado por uma lei em 1970.

Afinal, os números do NIS e PIS são os mesmos? Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes. O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo.

É possível descobrir qual é seu número do PIS ou consultar o NIS de variadas formas. Ele é encontrado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na carteira de trabalho (CLT).

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

Ou seja, o número é igual, mesmo cadastrado por entidades diferentes. Então, se o indivíduo tiver um número de PIS, ele serve como NIT e NIS também. A diferença de nomes ajuda a dividir as categorias e órgãos que cadastram o profissional. Então, quem possui um deles não precisa e nem pode emitir outro.

Na prática, o NIT equivale ao PIS/PASEP, só que destinado para aquelas pessoas que nunca tiveram carteira assinada na iniciativa privada ou vínculo estatutário com o serviço público.

Uma das formas de encontrar o NIS é na carteira de trabalho, e o número pode ser identificado como PIS. Além disso, é possível verificar o NIS no cartão cidadão, extrato FGTS, cartão Auxilio Brasil ou Bolsa Família, pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa Econômica Federal.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.

O NIS - Número de Identificação Social é um número de cadastro realizado pela Caixa e devem ser cadastrados: o trabalhador, vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); o diretor não-empregado ...

11 dígitos

O número do NIS é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos e vai informado na emissão de documentos, como a Carteira de Trabalho. Um ponto importante é que, apesar do cadastro não ser realizado pelo próprio inscrito, este é o responsável pela manutenção e atualização das informações do registro.