Como identificar uma parábola?

Perguntado por: amoreira6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

1 – A parábola é uma curva que possui um ponto mais alto chamado vértice, isto é, qualquer outro ponto da curva tem uma coordenada y inferior à coordenada y do vértice. Como as parábolas possuem duas “pernas”, nesse caso, elas apontam para baixo.

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

A parábola é uma curva plana, onde o conjunto dos pontos são equidistantes de um ponto dado (o qual denominamos de foco, F) e de uma reta dada (a qual chamamos de diretriz, d). Chamamos essa propriedade de lugar geométrico da parábola.

Significado de Parábola
substantivo feminino Comparação desenvolvida numa história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida cotidiana, e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

A raízes de uma função quadrática são os valores de x que fazem com que f(x) = 0. Sendo assim, para encontrar as raízes de uma equação do 2º grau, faremos ax² + bx + c = 0. Então, os zeros da função são {1, -3}. O valor do delta nos permite saber quantos zeros a função quadrática vai ter.

Um jeito prático de descobrirmos se o gráfico apresentado é ou não função, é traçarmos retas paralelas ao eixo do y e se verificarmos se no eixo do x existem elementos com mais de uma correspondência, aí podemos dizer se é ou não uma função, conforme os exemplos acima.

Os elementos da parábola são: Foco: é o ponto fixo F Diretriz: é a reta fixa d. Eixo principal: é a reta que passa pelo foco e é perpendicular a diretriz. Vértice: é o ponto V de intersecção da parábola com o eixo principal.

Pontos notáveis da parábola
V é o vértice. → Os pontos x1 e x2 são as chamadas raízes da parábola – os pontos nos quais a curva corta o eixo x. → O ponto C é a intersecção da parábola com o eixo y.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.

A parábola tem equação P : x2 = ±4py, com p = d(V, F) > 0.

Uma reta é um conjunto de pontos representado geometricamente por uma linha infinita que não faz curva. Uma parábola é um conjunto de pontos cuja distância entre eles e um ponto fixo chamado foco é igual à distância entre esses pontos e uma reta também fixa.