Quantos vértices tem um trapézio?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Dois lados paralelos entre si e dois não paralelos; Quatro vértices; Quatro ângulos internos, cuja soma é igual a 360º; Duas diagonais.

Elementos do trapézio
Conheça cada um dos elementos: Lados: são os segmentos da reta que dão forma ao próprio polígono. Vértices: são os pontos em comum, exatamente aqueles onde as extremidades se encontram.

Propriedades básicas
Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°. A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°.

Trapézio (geometria)
Trápezio retângulo
Arestas e Vértices4
Área

Um polígono que tem 4 lados 4 ângulos internos e 4 vértices chama-se quadrilátero.

1 – Determinar as raízes x1 e x2 da função; 2 – Encontrar o ponto médio do segmento cujas extremidades são as raízes x1 e x2. Esse ponto médio é justamente a coordenada xv do vértice. 3 – Encontrar o valor da função no ponto xv, ou seja, calcular f(xv) tem como resultado o valor da coordenada yv do vértice.

As coordenadas do vértice da parábola podem ser obtidas por meio de fórmulas que envolvem os coeficientes da função do segundo grau relacionados a ela. Uma função do segundo grau é aquela que pode ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c.

Trapézio é uma figura geométrica plana pertencente ao grupo dos quadriláteros que possui um par de lados paralelos: Os lados paralelos dos trapézios são chamados de bases. A base que possui maior medida recebe o nome de base maior e a que possui menor medida recebe o nome de base menor.

Existem três tipos de trapézio:

  • Trapézio isósceles: quando os lados oblíquos são congruentes.
  • Trapézio retângulo: quando um dos lados oblíquos faz um ângulo de 90° com a base.
  • Trapézio escaleno: quando os lados oblíquos possuem medidas diferentes.

Essas partes são:

  1. Parte superior ou descendente, composta pelas fibras superiores;
  2. Parte média ou transversa, composta pelas fibras médias;
  3. Parte inferior ou ascendente, composta pelas fibras inferiores.

O paralelogramo possui quatro vértices, com quatro ângulos internos e quatro externos, sendo que os ângulos opostos possuem a mesma medida. A soma dos ângulos internos ou externos é de 360°.

Quatro lados: os lados de um paralelogramo são formados por segmentos de retas ligados nos vértices. Além disso, os lados opostos possuem as mesmas medidas e são paralelos. Quatro vértices: os vértices são pontos onde os segmentos de retas que formam os lados se encontram.