O que são vértices de um quadrado?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Vértices: Pontos de encontro entre dois lados; Ângulos internos: os ângulos retos; Diagonais: Segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices de um polígono, mas que não são lados.

Vértices: os pontos A, B, C e D são os vértices do quadrado. Lados: os segmentos ¯AB,¯AC,¯BD e ¯CD são os lados do quadrado. Diagonal: os segmentos AD e BC são as diagonais do quadrado. Ângulos: podemos perceber a presença de 4 ângulos internos, e todos com 90°, são eles: CÂB,BCD,CDBeABD.

Em geometria, um vértice é um ponto em que duas ou mais curvas, retas ou arestas se encontram. Como consequência dessa definição, o ponto em que duas retas se encontram para formar um ângulo e os cantos dos polígonos e dos poliedros são vértices.

A forma de "vértice" de uma equação é escrita como y = a (x - h)2 + k, e o ponto vértice será (h, k). A sua equação quadrática atual deverá ser reescrita nessa forma e, para fazê-lo, é preciso completar o quadrado.

Lados: são os segmentos de reta que determinam o polígono; Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados; Não pare agora...

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

O cubo é um sólido geométrico que possui 6 faces quadradas, 12 arestas e 8 vértices.

As formas não planas ou sólidos geométricos possuem vértices, faces e arestas. Mas como saber o que é cada um? Simples. Os vértices são os ângulos ou os encontros de cada “linha”; as arestas são as “linhas” de cada figura, e as faces dos sólidos geométricos são seus lados.

O vértice de um ângulo é o ponto em que duas semirretas começam ou se encontram, onde dois segmentos de reta se unem ou se encontram, onde duas retas se intersectam (cruzam) ou qualquer combinação apropriada de semirretas, segmentos e retas que resultem em dois "lados" retos se encontrando em um só lugar.

Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos. As diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos.

O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

O retângulo é um polígono de quatro lados e recebe esse nome por possuir todos os ângulos internos retos, ou seja, medindo 90°. Para calcular a área de um retângulo, multiplicamos a sua base pela sua altura. Já o perímetro é igual à soma de todos os seus lados. Essa forma é composta por 4 vértices e 4 lados.

São os pontos de encontro entre os lados de um triângulo. Na realidade, os vértices são pontos de encontro entre lados de qualquer polígono. O triângulo possui apenas três vértices, pois tem três lados.

O Pentágono possui, desta forma, 5 lados iguais, 5 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 5 ângulos internos iguais a 108º.