O que é a taxa de mortalidade?

Perguntado por: vtaveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas.

(Coeficiente Geral de Mortalidade) Número de óbitos, expresso por mil habitantes, ocorridos na população geral, em determinado período. Expressa a intensidade da ocorrência anual de mortes em determinada população.

A taxa de mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local. O resultado obtido por meio do cálculo é dado também em permilagem.

O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo. Taxas elevadas estão em geral associadas a baixas condições socioeconômicas e culturais da população.

Taxa de natalidade (TN): indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano. Taxa de mortalidade (TM): corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.

Número total de óbitos, por mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a intensidade com a qual a mortalidade atua sobre uma determinada população.

Taxa de Mortalidade é a quantidade de mortes por unidade de tempo.

→ Cálculo da taxa de mortalidade
Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰. Isso quer dizer que morrem nesse lugar 2 pessoas a cada mil habitantes em um ano.

O Brasil apresenta alta taxa de mortalidade especialmente por seu elevado número de casos de doenças não transmissíveis e pela violência dos centros urbanos. O Ministério da Saúde aponta que as principais causas de óbitos no Brasil são diabetes, câncer, doenças respiratórias e do aparelho digestivo.

Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.

Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A mortalidade infantil compreende a soma dos óbitos ocorridos nos períodos neonatal precoce (0-6 dias de vida), neonatal tardio (7-27 dias) e pós-neonatal (28 dias e mais).

Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população. A mortalidade, por sua vez, é a estatística sobre as mortes em uma população.

taxa de natalidade (Tn): número de nascidos vivos dividido pelo número de habitantes; taxa de mortalidade (Tm): número de mortes dividido pelo número de habitantes; crescimento vegetativo (CV): diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, ou seja, CV = Tn – Tm.

Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a longevidade da população.

Resposta: Taxa de mortalidade infantil é contado apenas a taxa de mortalidade de crianças no primeiro ano de vida e a taxa de mortalidade é o índice demográfico que reflete o número de mortes registradas em média por mil habitantes em uma determinada região.