O que é simetria nas artes visuais?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

A SIMETRIA É DEFINIDA COMO TUDO AQUILO QUE PODE SER DIVIDIDO EM PARTES, SENDO QUE AMBAS AS PARTES DEVEM COINCIDIR PERFEITAMENTE QUANDO SOBREPOSTAS. A SIMETRIA ESTÁ PRESENTE EM TODA A PARTE E É A RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR HARMONIA A UMA IMAGEM.

Traçando uma linha imaginária ao eixo central, dividindo uma imagem em duas partes, se houver equilíbrio, podemos dizer que há simetria. Na arte, a simetria pode ocorrer quando traçamos a linha na horizontal, na vertical ou até mesmo na diagonal.

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado. Existem quatro tipos de simetrias: a reflexiva, rotacional, radial e bilateral.

Simetria significa que as duas partes de um elemento são iguais, podendo ser sobrepostas, de forma que coincidam. Algumas formas geométricas, objetos artísticos, itens presentes na natureza ou mesmo corpos humanos são simétricos.

Simetria é a propriedade de transformar ou mover uma figura sem alterar sua forma original. As principais formas de simetria são de reflexão, de rotação e de translação. Na simetria de reflexão, uma forma pode ser dividida em duas partes iguais. Na simetria de rotação, uma figura é rotacionada em relação a um ponto.

Ao dobrarmos uma figura, a, ela for sobreponível ponto por ponto (segundo os princípios da geometria euclidiana) ela é simétrica. Em termos mais simples segundo [3] , o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas (Figura 2), isto é, como se fosse a base de um espelho sobre uma figura.

A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore.

Na geometria, um objeto apresenta simetria quando se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.

Simetria e Assimetria
Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura simétrica. SIMETRIA: Conformidade de tamanho, forma e posição entre as partes de um todo; harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares, a partir do eixo. Se os dois lados forem diferentes, ela é assimétrica.

A simetria deriva do conceito grego de analogia, que é a relação entre todas as partes de uma estrutura com a estrutura inteira. A simetria é necessária para a beleza de uma construção, ou para a beleza da figura humana. Simetria uniforme, em arquitetura, ocorre quando o mesmo motivo reina em toda a obra.

A simetria pode ser útil quando queremos representar graficamente uma equação, pois nos diz que, se conhecermos uma parte do gráfico, também saberemos a parte simétrica restante do gráfico.

Formas geométricas simétricas
Os triângulos que têm simetria de reflexão são isósceles. Já os quadriláteros com simetria de reflexão são as pipas, deltoides (côncavos), losangos e trapézios isósceles.

A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.

Existem três tipos de simetria, a reflexiva, a de translação e a rotacional.

simetria quando um objeto pode ser divido em partes iguais, rotacionado ou deslocado sem alteração de sua estrutura original. Os tipos de simetria são: de reflexão (ou axial), de rotação e de translação. Encontramos exemplos de simetria em expressões artísticas, construções arquitetônicas, plantas e animais.