Como achar o vértice de um quadrado?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

A forma de "vértice" de uma equação é escrita como y = a (x - h)2 + k, e o ponto vértice será (h, k). A sua equação quadrática atual deverá ser reescrita nessa forma e, para fazê-lo, é preciso completar o quadrado.

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Vértices: pontos de encontro de dois lados adjacentes. Ângulos internos: aberturas formadas por dois lados adjacentes.

Xv = 5/2. Yv = -9/4. Análise do gráfico: Como o coeficiente “a” deste exemplo é positivo (1), sua concavidade será para cima.

Em um polígono o número de vértices é igual ao número de lados. Assim, um quadrado possui quatro lados e quatro vértices. Não é todo tipo de polígono que é possível conhecer a quantidade de diagonais, apenas os convexos.

O vértice de uma parábola é o ponto em que a curva atinge seu ponto mais alto (para parábolas com concavidade para baixo) ou seu ponto mais baixo (para parábolas com concavidade para cima) na direção vertical.

A função quadrática, também chamada de função do segundo grau, é expressa como f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c, sendo que os coeficientes "a, b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero).

Fórmula para Calcular a Área do Quadrado#
Como o quadrado tem lados com medidas iguais, basta pegarmos a medida de um de seus lados e elevarmos ao quadrado. No cálculo da área desse polígono, utilizamos a fórmula da área, A = b . h, dessa forma um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

O cubo é um sólido geométrico que possui 6 faces quadradas, 12 arestas e 8 vértices. Vértices: A, B, C, D, E, F, G e H.

Como calcular a área do quadrado? Multiplicamos o comprimento da sua base pela sua altura. Como, no quadrado, a base e a altura possuem a mesma medida, a área do quadrado pode ser calculada pelo quadrado do lado.

x = (-b ± √(b² – 4ac)) / (2a)
O x é a variável, “a” o coeficiente quadrático retratado na fórmula anterior, “b” o coeficiente linear, “c” a constante e √ representa a raiz quadrada. A fórmula pode produzir duas raízes diferentes, de acordo com os valores de a, b e c.

O vértice da parábola é o seu ponto mais baixo ou mais alto. Para o gráfico esboçado na figura, temos que as coordenadas xv e yv (coordenadas do vértice da função) representam o ponto mais baixo da função de segundo grau.

Arestas: correspondem às linhas resultantes do encontro de duas faces; Vértices: são os pontos de encontro das arestas.