Quem tem NIT pode ter PIS?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não! O PIS é o Programa de Integração Social em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. Já o NIT é para trabalhadores que nunca trabalharam de carteira assinada.

Sim, os números do NIS, NIT, PIS e PASEP são os mesmos, mas o motivo pelo qual o código numérico foi gerado é diferente. Ou seja, o número é igual, mesmo cadastrado por entidades diferentes.

Pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis)
Você também pode consultar o número do seu PIS pelo site do Cnis. Clique no menu "Cidadão" e procure, no canto superior esquerdo, a palavra "Inscrição". Depois, selecione a opção "Filiado". O número do NIT é o mesmo do seu PIS.

Quais são as regras para ter NIT? Ser trabalhador autônomo ou celetista ou que nunca teve a carteira assinada. Fazer a inscrição junto a Previdência Social (se não tiver cadastro no PIS, PASEP ou NIS).

O primeiro é para profissionais de companhias privadas e o segundo para funcionários públicos. O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso têm diferentes nomenclaturas.

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Você deverá ir na caixa fazer a regularização, unificando os dois.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Veja o passo a passo de como baixar o comprovante do PIS:

  1. Baixe o app Caixa Trabalhador;
  2. Clique na opção “Acessar”; ...
  3. Coloque seu CPF e a senha cadastrados; ...
  4. Na tela inicial clique em “MEU NIS”; ...
  5. Logo em seguida você verá todos os dados; ...
  6. Para baixar o comprovante clique em Salvar.

Desse modo, é possível concluir que um PIS é um NIS com dados de vínculo empregatício, por isso seus números são os mesmos e não há diferença entre eles na prática.

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sim, isso pode acontecer! Existe a possibilidade de você ter mais de um CNIS quando você tiver mais de um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Geralmente acontece quando a pessoa é empregada em uma empresa, por exemplo, e depois vira contribuinte individual (autônomo), onde, por vezes, é gerado um novo NIT.

Muitas vezes, um NIT correspondia ao período em que o trabalhador teve carteira assinada e outro referente à época em que pagou o INSS como autônomo, por exemplo. Isso se dava porque, até pouco tempo, não havia integração dos sistemas de informação e dados do governo, gerando dois cadastros.

Para saber o saldo do PIS é necessário o número do PIS. Caso a pessoa não saiba, siga os passos indicados no tópico acima ou identifique o número da Carteira de Trabalho, localizado na primeira página do documento. Observe a parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”.

peça que o mesmo compareça a uma caixa economica vão pedir a ele uma carta pedindo a unificação dos numero de pis e se houver depósito nos dois tambem vão pedir um carta de unificação das contas de FGTS.