O que é NIT e PIS é a mesma coisa?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

PIS e NIT é a mesma coisa? Não! O PIS é o Programa de Integração Social em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. Já o NIT é para trabalhadores que nunca trabalharam de carteira assinada.

Como dito anteriormente, o NIT é o número de inscrição do trabalhador, atribuído ao autônomo. Já o PIS é o número atribuído ao trabalhador assim que ele inicia seu primeiro emprego com carteira assinada. Enquanto o PASEP é o número utilizado para identificar o servidor público.

Sim, os números do NIS, NIT, PIS e PASEP são os mesmos, mas o motivo pelo qual o código numérico foi gerado é diferente. Ou seja, o número é igual, mesmo cadastrado por entidades diferentes.

Qual a diferença entre inscrição PIS e inscrição NIS? Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

Entra na Conectividade ICP, nas opções: “Selecione – opção em laranja” clica em “Cadastro NIS”, vai aparecer uma tela de inclusão. Basta preencher com os dados do Empregado e no final clicar em “Confirmar Inclusão”. O número do PIS irá aparecer na tela.

Papel da CAIXA no Abono Salarial
A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA: App CAIXA Tem. App CAIXA Trabalhador. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

O número do PIS pode ser consultado na Carteira de Trabalho física, na 1ª página, ele é o mesmo número do NIS. Também pode ser encontrado nos aplicativos Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.

Dessa forma, o Número do PIS é único para cada indivíduo e gerado no momento em que o trabalhador é admitido em uma empresa do setor privado e registrado na carteira.

Os objetivos do PIS e do PASEP são: integrar o empregado na vida e no desenvolvimento das empresas; assegurar ao empregado e ao servidor público o usufruto de patrimônio individual progressivo; estimular a poupança e corrigir distorções na distribuição de renda; e.

Através do app da Carteira de Trabalho Digital
Tenha em mãos o CPF cadastrado e a senha do Gov.BR. Caso tenha perdido, não se esqueça de que é possível recuperar a senha. Na aba “Detalhes”, role para baixo para saber o número do seu PIS. Anote-o e pronto!

Para realizar a atualização do cadastro é preciso levar documento de identificação como RG ou carteira de motorista, além da Carteira de Trabalho. Se você ainda possui dúvidas, pode entrar em contato com telefone da Caixa PIS, através do número 0800-7260207.

Acesse o portal do CNIS e clique na aba “Cidadão”; Em seguida, clique na opção”Inscrição”, no canto superior esquerdo e depois em “Filiado”; Por fim, basta preencher as informações pessoais e, se os dados já constarem no CNIS, o NIT aparecerá.

NIT é a sigla para Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social para trabalhador autônomo, contribuinte individual ou facultativo. Também identifica o empregado doméstico ou segurado especial que deseja contribuir ao INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.