Porque meu abono salarial não caiu na conta?

Perguntado por: ualvim9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Neste caso, a pessoa tem como: - Entrar em contato com o RH e administração da respectiva companhia para verificar se os dados foram enviados da forma correta; - Contactar o Ministério do Trabalho pelo número 158, ou pelo e-mail trabalho.sigladoestado@mte.gov.br; - Buscar a agência da Caixa para constatar se não ...

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Que horas cai o abono Pis no Caixa Tem? A Caixa libera o pagamento dos benefícios sociais nas primeiras horas do dia, assim até a metade da manhã (9h) o dinheiro cai na conta do trabalhador e estará disponível para saque.

A consulta de recebimento do PIS pode ser feita através dos meios:

  1. App Carteira de Trabalho Digital;
  2. App Caixa Tem;
  3. Portal Meu INSS;
  4. Atendimento Caixa ao Cidadão → número 0800 726 0207.

Além do e-mail, um método mais usual é o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Nele constam as informações sobre os valores a serem pagos tanto no ano corrente como dos anos anteriores. O Ministério do Trabalho tem prazo de 30 dias para analisar o recurso.

O recurso pode ser registrado no site: www.gov.br/trabalho-e-emprego > 3 barrinhas no canto superior esquerdo > Canais de atendimento > Formulário de contato > No assunto, insira “Abono salarial” > Preencha os dados e explique o motivo da contestação. Também é possível se informar pelo número 158.

Se no sistema da instituição financeira consta que você tem direito ao benefício e seu mês de aniversário ou número Pasep está de acordo com a data do pagamento e mesmo assim ele não caiu, a Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): ...

Através da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207. Nos dois canais, é possível consultar se o beneficiário está habilitado para receber o valor e também qual a data prevista para o pagamento.

Para obter informações sobre o ABONO SALARIAL, PIS, PASEP, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158); a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.

3.659.893 milhões de pessoas vão receber o PIS pela Caixa e 544.228 de servidores públicos vão ter o dinheiro do abono depositado pelo Banco do Brasil.