Porque julho não está frio?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Isso porque um bloqueio atmosférico atuando na região central do Brasil impediu que massas de ar polares entrassem com toda a força no Rio Grande do Sul, o que abrandou o inverno.

O mês é o segundo do denominado inverno climático que é compreendido pelo trimestre dos meses de junho, julho e agosto. Por isso, julho é o mês central da estação inverno e, como efeito, historicamente costuma registrar ondas de frio.

Essa frente fria que passa entre os dias 8 e 10 de julho devem passar bem afastadas no oceano e não deve trazer chuva para o estado de São Paulo. O ar frio que vem atrás do fenômeno deve desviar para o oceano, então o vento frio deve provocar apenas uma leve queda de temperatura.

Inverno 2023 em São Paulo
Com a influência do El Niño, a média das temperaturas deve ficar um pouco acima do normal em todos os meses do Inverno em São Paulo, mas é esperado alguns picos de frio no mês de julho e agosto.

O dia 6 de julho de 2023 foi o mais quente já catalogado, com uma temperatura média global de 17,08ºC. A temperatura da Terra em julho de 2023 foi 0,72ºC acima da média global registrada entre os anos de 1991 e 2020.

“Com base em dados preliminares, incluindo a previsão de temperaturas até o fim do mês, é praticamente certo que julho de 2023 será o julho mais quente por uma ampla margem, com cerca de 0,2°C acima do recorde anterior”, comentou Haustein, em uma coletiva de imprensa on-line.

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte e com trajetória favorável para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

Serão muitos dias de temperatura alta para a época do ano e abaixo do que é normal de frio. Não vai deixar de fazer frio no Sul do Brasil, mas com frequência bastante inferior ao habitual para julho.

A tendência é que julho em 2022 tenha temperatura acima da média predominando no Centro-Sul do Brasil com grandes anomalias positivas de temperatura em algumas áreas.

Agosto de 2023 é candidato a ser um dos 10 ou 15 meses de agosto mais quentes já observados na cidade de São Paulo desde 1961. Em São Paulo, a média das máximas de 1 a 22 de agosto de 2023 foi de 27,0°C, 2,5°C acima da média Climatológica que é de 24,5°C.