Porque furar a casca do ovo antes de cozinhar?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Você deve estar se perguntando: Para que tudo isso Mattu? Vamos a explicação: Furar o ovo faz com que o ar contido dentro dele, seja expulso durante a cocção, fazendo com que a casca não rache.

Furador de ovo, para facilitar na hora de fazer o ovo cozido. Com esse furador basta posicionar o ovo no furador e pressionar para fazer um pequeno furo. Após isso basta colocar o ovo para cozinhar. Após o cozimento, você irá ver a facilidade de descascar o ovo !

Use um alfinete para furar seus ovos de modo que eles não rachem. Sabe quando você coloca um ovo dentro da água fervente e ele racha imediatamente? Você pode impedir que isso aconteça fazendo pequenos furos onde fica a bolha de ar (na extremidade mais arredondada do ovo).

Segundo o site Mother Nature Network, a dica está em adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento.

Modo de preparo
Preaqueça forno a 180ºC (temperatura média). Disponha os ovos na própria embalagem com a base voltada para cima. Apoie a ponta de um prego no centro da base do ovo e bata delicadamente com um martelo para furar - é importante perfurar a casca e a película do ovo.

Por isso vale salvar essas informações:

  1. Clara cozida macia e gema bem mole: 4 minutos.
  2. Clara firme e gema molinha: 6 minutos.
  3. Gema cremosa: 8 minutos.
  4. Gema Cozida: 12 minutos.

O ponto de cozimento do ovo para aqueles que gostam de gema dura, mas não passada, é de 12 minutos. 12 minutos para ovo bem cozido com gema dura. Agora, se você quer o ponto do ovo com gema cremosa, mas não crua, e a clara bem cozida, o tempo de fervura é de 7 minutos. 6 a 7 minutos para ovo cozido com gema cremosa.

A utilização de uma fonte de cálcio (carbonato de cálcio) com maior granulometria (maior tamanho da partícula) tem mostrado melhorar a estabilidade da casca.

Para armazenar ovos com casca, a dica é secá-los com um papel toalha assim que eles forem removidos do recipiente com água fria. Remova o máximo de umidade que conseguir e, depois, é só colocá-los diretamente em um pote e levar para a geladeira.

Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.

A forma mais conhecida de descascar ovo cozido é utilizando a mão mesmo e retirando aos poucos, mas é muito difícil retirar a casca de um ovo sem machucar a clara de alguma forma. O ideal é que você deixe ele esfriar um pouco depois de cozinhar, até ficar morno.

Talvez você não saiba (como eu não sabia até algum tempo atrás), mas a casca dos ovos é porosa. Por isso, é interessante colocar sal na água do cozimento. Isso não vai fazer com que a gema fique salgada, mas as claras ficam levemente salgadinha.

Uma das mudanças que ocorre com um ovo ao longo do tempo é o fato de ele se tornar alcalino (mais básico). O efeito disso é fazer com que a albumina, que é a proteína encontrada na clara, fique mais compacta nessa parte do ovo e menos presa à casca.

A chalaza pode ser encontrada nos dois lados da gema e age como uma “pequena âncora” para manter a gema centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca a ponto de se romper. Essa película não faz mal à saúde, e sim, a chalaza é comestível!