Porque frango a passarinho não tem crase?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Mesmo assim, é preciso ficar atento para não cair em pegadinhas, como bife a cavalo ou frango a passarinho. "Nesses casos, a crase não é aceitável porque não tem um estilo 'à passarinho'. Uma pessoa pode fazer um estilo, um país pode ter um estilo de se vestir, de jogar, de cozinhar.

Resposta: Prezado consulente, não há crase em 'frango a passarinho'. A crase só existe quando, ao falarmos de um prato, estiver subentendida a expressão (à moda). Exemplo: frango à milanesa (frango à moda milanesa), ou seja, à moda da cozinha de Milão (Itália).

A expressão possui hífen? Muito obrigado. Frango a passarinho é a designação de um prato preparado com frango cortado em pedaços muito pequenos e depois frito. É frango a passarinho (e não «a passarinha»), e escreve-se sem hífen.

Os pedaços pequenos acabam por assemelhar o frango a um passarinho, daí o nome", afirma Machado. "O frango ao alho e óleo, por exemplo, é cortado apenas nas juntas e rende 14 pedaços".

«Bife a cavalo» é abreviação de «bife com ovo a cavalo» (serve-se o ovo em cima do bife). Não tem crase.

Na França ficou conhecido como bifteck à cheval ou œuf à cheval (ovo a cavalo), consistindo em bife de carne grelhado, sendo colocados por cima ovos fritos. Pela sua aparência lembravam as selas de montaria. Chegou ao Brasil com os portugueses, sob a influência do nome francês.

NÃO SE USA ACENTO INDICADOR DA CRASE ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS. Andar à cavalo: É erro. Andar a cavalo: É a única forma aceita. Exemplo: O professor Rafael anda a cavalo.

A crase também ocorre quando, equivalente ao “à la” francês ou ao “a la” espanhol, significa “à moda de”: bife à milanesa; frango à parmegiana; nesse caso, pode inclusive vir antes de palavras masculinas: escrevia à Machado de Assis.

O professor de português Waldir Neres, do Grupo de Estudos da Igreja Imaculada Conceição, explica que o uso da crase é obrigatório quando a receita se refere a algo feito "à moda de" algum lugar ou de alguém. "Eles levam a expressão subentendida, como por exemplo, à moda de bologna, à moda de milão", disse.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.