Porque ficar sem comer emagrece?

Perguntado por: adavila7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Funciona assim: em jejum, o organismo promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular. Isso ocorre porque o corpo usa a glicose do fígado e depois a glicose muscular. É possível perder peso rapidamente, mas a primeira consequência é o famoso efeito sanfona.

JEJUM EMAGRECE? Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.

Estas pausas prolongadas de jejum entre as refeições aceleraram o metabolismo e obrigam o corpo a usar as células de gordura como fonte de energia, o que promove a perda de peso. Entenda melhor como o jejum intermitente ajuda a emagrecer.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Passar fome, literalmente não vai te ajudar a emagrecer da forma que você deseja, por alguns motivos bem simples: Quando estamos com fome, tendemos a comer alimentos menos saudáveis; E o nosso corpo começa a absorver o que não deveria.

Quem quer perder 10 kg em menos de um mês deve iniciar um plano alimentar de quatro semanas, que é dividido em três fases. Cada etapa é focada em controlar os hormônios do pensamento e ajudar a queimar as "gordurinhas extras". Vale ressaltar, que ao final de sete dias, as instruções devem ser seguidas novamente.

Para quem quer emagrecer, um dos conselhos mais repetidos é que se deve comer pouco no jantar. No entanto, um grupo de pesquisadores britânicos testou a hipótese e descobriu que, na verdade, comer pouco ou muito no jantar não afeta a perda de peso.

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

Isso acontece a partir de uma semana de jejum. O corpo fica com a imunidade muito baixa e a chance de contrair doenças é grande. Os sintomas de desnutrição aguda começam a aparecer também, tendo grandes chances de sofrer um infarto ou insuficiência cardíaca.

Em resumo temos: Tome cuidado ao comer à noite , mas também não vá dormir com fome. Evite excesso de líquidos à noite.

Perder gordura leva mais tempo.” Defensor do jejum, Fung discorda e diz que você pode perder quase 700 gramas num período de 72 horas.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Diminui os níveis de grelina e aumenta a leptina
A grelina é conhecida como o hormônio da fome, pois estimula esse sentimento no indivíduo. Enquanto isso, a leptina é um hormônio associado à saciedade. O estudo citado no início deste artigo mostra que dormir bem pode diminuir os níveis de grelina e aumentar a leptina.

Ao emagrecer ocorre redução de hormônios que geram saciedade como: leptina, insulina, CCK, GLP-1 e PYY. Ao mesmo tempo o hormônio que gera fome aumenta, como a GRELINA. Esse perfil hormonal aumenta a sensação de fome. Por isso, ao emagrecer a fome tende a aumentar.

Ficar sem comer faz com que seu metabolismo fique mais lento tentando economizar energia e para isso seu organismo começa acumular gordura. Isso te faz engordar pois toda vez que ingerir alimento depois de muito tempo sem comer irá acumular cada vez mais gordura, pois não saberá quando terá alimento novamente.

Nesse período, a maioria das pessoas tendem a ficar com fome, o que contribui para o mau humor. Depois das primeiras 6 horas, quando não há mais glicose disponível no organismo, inicia-se o processo de cetose, que consiste na queima de gordura para gerar corpos cetônicos e, assim, produzir de energia.