O que os cabelos cacheados transmitem?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Quem tem cabelo cacheado é igualmente divertida, tem uma personalidade calorosa e faz as coisas mais rápido do que as outras pessoas. Segundo a pesquisa, mulheres com cabelos encaracolados são generosas e tendem a concluir suas tarefas mais rápido do que outras pessoas.

Os cabelos bem enrolados protegem melhor o couro cabeludo da radiação solar, de acordo com a nova pesquisa, e não ficam planos contra a pele quando molhados – uma vantagem em condições quentes que podem fazer os humanos suarem, como as encontradas por nossos ancestrais hominídeos na África há milhões de anos.

O cabelo cacheado é o meio termo entre o ondulado e o crespo
De maneira geral, o cabelo cacheado é caracterizado por fios que nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do comprimento. Ainda assim, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de cabelo cacheado.

Cabelos ruivos e avermelhados, só por sua cor, já transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados. Madeixas pretas, castanho escuro e médio transmitem sofisticação, segurança e credibilidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados.

A finalização do cabelo cacheado é uma das etapas essenciais para garantir definição, e os produtos escolhidos também desempenham um papel importantíssimo no resultado final.

Outro estudo, feito pela mesma consultoria, aponta que o Brasil é o país com mais tipos de cabelo no mundo e 51,4% da população tem variações de cacheados e crespos.

Tipo 3 = mais ondulado
O tipo mais comum de cabelo no Brasil, é o mais ondulado, 29% das mulheres possuem esse tipo de cabelo.

Cabelos ondulados são típicos dos caucasianos, mas podem ser encontrados em diversas etnias. Cabelos crespos, comuns na etnia negra, possuem formato elíptico e achatado helicoidal, o que lhe confere aspecto encaracolado.

Cabelos retos e lisos
O cabelo liso é como uma linha reta vertical, e linhas retas costumam comunicar mais tradição, força, credibilidade e poder. Podemos dizer, portanto, que cabelos lisos transmitem uma mensagem mais formal e de seriedade.

No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos. Em questão de formato, os cabelos cacheados têm genes mais fortes do que os lisos.

SIGNIFICADO CULTURAL E RELIGIOSO DO CABELO
Quase comparável a um sexto sentido; muitos acreditam que ele pode ajudar a detectar quando outras pessoas estão mentindo, ou até permitir que preveja as coisas antes que elas aconteçam!

Nos seres humanos, a textura do cabelo é regida por dominância incompleta. O gene para cabelos cacheados (H) é incompletamente dominante ao gene para cabelo liso (h).

O ressecamento capilar é o principal motivo que prejudica a definição, os cabelos com essa característica tem as cutículas desalinhadas e abertas ,o que dificulta a definição do cabelo.