É verdade que se prender o cabelo faz ele crescer?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Usar rabo de cavalo ou tranças faz uma pressão leve nos fios, quase como se estivesse puxando eles pra fora e, na teoria, isso pode colaborar com o crescimento. Mas, ao mesmo tempo, o hábito de prender o cabelo com muita força pode ter o efeito contrário, gerando uma tensão exagerada e causando quebra e queda capilar.

Prenda o cabelo
Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

O problema que o cabelo preso traz
“Qualquer penteado demasiado apertado, especialmente se mantido ou repetido com frequência, predispõe os cabelos à alopecia por tração, um tipo de alopecia cicatricial”, complementa.

Lavar os cabelos todos os dias ajuda no crescimento? Não, lavar os cabelo todos os dias não ajuda no crescimento. O que pode prejudicar o crescimento dos fios é o contrário, ficar muito tempo sem lavar os fios.

O bulbo faz a síntese de novas células capilares que, quando se multiplicam, empurram o fio de cabelo pra fora, fazendo ele crescer. Ah, além da fase de crescimento, existem também as de transição, regressão e repouso, esse é o período que o fio cai e o crescimento reinicia.

Embora prático, o rabo de cavalo, seja baixo ou alto, pode ser ruim para a saúde capilar. Ao prender o cabelo todos os dias da mesma forma, ocorre uma sobrecarga tensional sobre determinado local. Por sua vez, a tração do penteado pode ir aos poucos forçando a quebra e saída dos fios em pontos específicos.

Aprenda o jeito certo de amarrar seu cabelo
Se optar por um coque ou rabo de cavalo, evite torcer as mechas com muita força e, se possível, dê no máximo duas voltas no elástico. Se perceber que ficou muito apertado, solte um pouco. Na hora de desmanchar, tenha muito cuidado para não puxar vários fios de uma só vez.

Tente outras opções como lenços, presilhas, grampos ou faixas. O elástico puxa os fios e acaba arrebentando-os. Mas, se você é muito adepta a esse tipo de prendedor, tente usar o cabelo preso com o elástico mais solto, duas voltas no máximo. Dessa forma, você evita a fricção dos fios.

Lavar os cabelos todos os dias não é prejudicial para a saúde dos fios, mas tudo vai depender de como essa lavagem é feita. Se o cabelo for lavado todos os dias na água quente os fios vão ficar ressecados e quebradiços, por isso, sempre dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente.

Através dos minerais presentes em sua composição, a Babosa hidrata os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo mais seco ou precisa de recuperação. A Aloe Vera é um grande aliado no crescimento do cabelo, já que ela abre os poros do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea.

Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica.

Não se esqueça de cuidar do couro cabeludo
O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Os cabelos crescem cerca de 0,3 a 0,4 cm por dia, ou seja, uma média de 1 cm por mês. Asiáticos possuem taxa de crescimento mais longa (1,3cm/mês), enquanto o cabelo étnico tem taxa de crescimento menor (0,9cm por mês). Assim, quanto maior a velocidade de crescimento, temos também cabelos mais longos.