Como mudar o cabelo cacheado sem cortar?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Basta juntar as madeixas no topo da cabeça e prendê-las em um coque, mas deixando as pontinhas soltas e caídas sobre a testa. Depois, é só estilizar os cachos da frente com os próprios dedos, formando a franja do jeito que você mais gostar. Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.

Finalização: durante a transição, pode cachear a parte lisa ao invés de fazer chapinha ou usar o secador na raiz, porque o calor pode adiar a volta dos cachinhos. Aposte na fitagem, que "amassa" os fios de baixo para cima e forma cachinhos com o creme de pentear.

4 formas de mudar o visual sem cortar o cabelo: veja algumas dicas!

  1. Mudando a risca dos cabelos. ...
  2. Testando um tipo diferente de finalização nos fios. ...
  3. Fazendo luzes discretas nas madeixas. ...
  4. Apostando nos tonalizantes ou tintura permanente.

"Se o cabelo for ondulado, cacheado ou crespo, a técnica mais utilizada é a fitagem. Para um cacho perfeito, bem definido e sem frizz, o uso do difusor é uma ótima escolha para a finalização".

Repicado. O corte repicado é ótimo para mudar o visual e acabar com as pontas duplas sem precisar mexer muito no comprimento. Você consegue se livrar delas com precisão! Procure um profissional de sua confiança e converse sobre as possibilidades que darão mais movimento aos seus fios, como cortar em degradê.

Hidratação e Cronograma Capilar
Com ou sem o uso de shampoos, a química sempre acaba maltratando e ressecando mais o cabelo. Então, fazer hidratações, umectações e reconstruções vai te ajudar a recuperar a força dos seus fios mais rápido, o que colabora para que eles “vão recuperando a memória” de como eram.

  1. Dilua o xampu. ...
  2. Capriche na aplicação do condicionador. ...
  3. Hidrate sempre. ...
  4. Use os dedos para desembaraçar. ...
  5. Abandone o silicone. ...
  6. Evite penteados repuxados e elásticos desencapados. ...
  7. Aposte nas técnicas que eliminam pontas duplas sem diminuir o comprimento. ...
  8. Escolha produtos com pH baixo se tiver coloração.

A texturização capilar é um processo que vai alterar o formato dos fios do seu cabelo de forma natural, sem você precisar aplicar nenhum produto com química. Esse tipo de curvatura segura bem os penteados e permite que seja feita uma transição para o liso, caso queira mudar o visual.

Dependendo do tipo e comprimento do seu cabelo, pode ser necessário usar diferentes produtos ou ferramentas para obter a aparência desejada. Por isso, é importante ter um cabeleireiro por perto. Ele podem demonstrar como modelar seu cabelo e fornecer dicas e truques para alcançar e manter a aparência desejada.

Tratamentos químicos
Mas muita gente não acredita que outras transformações químicas, sem o objetivo de mudar a estrutura do cabelo, também podem alterar a sua curvatura. A descoloração, por exemplo, é um processo que, no caso dos cabelos cacheados ou crespos, podem comprometer diretamente a definição.

  1. Hidratar os cachos na hora do banho. ...
  2. Fazer uma fitagem caprichada para prolongar a definição dos cachos. ...
  3. Borrifar água nos cachos amassados. ...
  4. Borrifar água com óleo capilar nos cachos sem brilho. ...
  5. Aplicar um pouco de óleo com os dedos nos cachos indefinidos. ...
  6. Amarrar um lenço de cetim nos cabelos.

Um tratamento de qualidade profissional pode deixar os cachos mais definidos e, dependendo da curvatura, quanto mais bem tratado, maior o encolhimento. Em outros casos, a combinação de corte e tratamento podem favorecer uma impressão visual de mais comprimento e peso dos cabelos.

Mudar o cabelo é algo que conseguimos fazer sozinhos. Essa necessidade de mudança pode ser um recurso interno para lidar com a sensação de passividade.” Além da vontade de sair da inércia, a psicoterapeuta e psicopedagoga Mônica Pessanha diz que o desejo de mudança tem a ver com a necessidade de se expressar.

Para quem tem fios cacheados, crespos ou ondulados naturalmente volumosos, apostar em um corte de cabelo repicado nas pontas auxilia a dar mais leveza às madeixas. Já quem tem cabelos lisos e finos, a dica é fazer camadas repicadas já do topo da cabeça e seguir para as pontas para criar o efeito de volume.