Porque tem que molhar o cabelo antes de cortar?

Perguntado por: lmorgado9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

- Com os fios molhados, naturalmente eles ficam mais longos e escorridos. Com o cabelo seco, é mais fácil ver o caimento natural, e isso pode facilitar o hairstylist a adaptar o corte.

De acordo com a profissional, seja para cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos, vale cortar com os fios ainda molhados, para ter mais mobilidade com a tesoura, enquanto a finalização deve ser feita quando as madeixas já estão secas e é possível analisar melhor o resultado final do corte.

«Molhados, os cabelos ficam mais compostos e tornam-se mais fáceis de cortar. O corte é mais rápido e a qualidade não comprometida. Por isso, não tenha receio se o seu cabeleireiro lhe passar a tesoura no seu cabelo molhado!». Alguns ficam mais descansados se o corte for feito em cabelos secos.

“Se for a seco, vai dar muito trabalho”, garante. Uma coisa é fato: quando molhados, os fios ficam “mais longos” em comparação ao seu estado seco. Então, para evitar surpresas na hora de conferir o resultado do novo corte, isso deve ser levado em consideração.

“A humidade vai camuflar alguns remoinhos, vai fazer com que a textura do fio do cabelo altere e, no fundo, vai falsear o resultado do corte”, comenta. Por isso, e comum que muitas pessoas que cortam o cabelo molhado, sintam que o resultado do corte não foi interessante ao observar o cabelo seco.

Se você estiver tingindo seu cabelo em casa, o melhor é aplicar a coloração antes de cortar – em geral, é melhor cortar o cabelo molhado. Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração.

“No geral, um bom intervalo é o de dias alternados. No caso de um cabelo muito seco, dois dias sem higienização é o máximo, até porque a cabeça absorve toda a poluição, com poeiras e resíduos do ambiente. Além disso, o couro cabeludo produz sebo continuamente.

Mas você deve lavá-lo pelo menos a cada duas ou três semanas para manter o couro cabeludo e o cabelo limpos e saudáveis. Os cuidados com o cabelo e couro cabeludo não acontecem apenas no chuveiro. Entre as lavagens, você pode fazer algumas coisas para manter sua limpeza e aparência – e protegê-la de danos.

"O ciclo menstural não altera em nada. Cortar os cabelos auxilia na renovação celular e com isso deixa os cabelos mais fortalecidos e saudáveis independente da época", explicou a dermatologista Flavia Monteiro.

Como o próprio nome diz, o corte a seco nada mais é do que cortar o cabelo com os fios secos e finalizados. Ao realizar o corte assim, é possível verificar como vai ficar o resultado final, alinhando melhor os fios evitando surpresas desagradáveis no comprimento.

Corte seco: o corte nos cabelos secos proporciona melhor previsibilidade do resultado, já que o profissional consegue ver com mais clareza o comprimento que será cortado, afinal os fios estarão no caimento natural. Ou seja, os fios ficarão do jeito que forem cortados, nada de surpresas quando o cabelo secar!

O cabeleireiro é o profissional que cuida do cabelo de homens, mulheres e crianças. E veja o que se pode fazer com o cabelo, tanto pela via estética, como visando à saúde capilar: Cortar. Raspar.

As tesouras de cortar cabelo são desenvolvidas e fabricadas justamente para o objetivo de cortar os fios. Elas ajudam não só no corte perfeito, seja qual for, como também na saúde das pontas dos fio. Isso porque as pontas podem acabar ficando ressecadas, porosas e quebradiças se cortadas com tesouras aleatórias.

Para fazer a técnica com tesoura, é necessário dividir o cabelo em seções e selecionar mecha por mecha. Depois pegue uma mecha começando pelo alto da cabeça até as pontas, levante de forma que as pontas duplas fiquem para cima. Feito isso, basta cortar as pontinhas. Repita o processo até finalizar em todo cabelo.