Porque ficamos tristes durante a menstruação?

Perguntado por: onovaes8 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Acontece que a oscilação normal de níveis dos estrógenos e da progesterona (hormônios sexuais), no ciclo menstrual, atua sobre a função da serotonina (neurotransmissor), levando as mulheres mais sensíveis às manifestações da SPM¹, dentre as quais, ao choro fácil e a uma maior sensibilidade.

Algumas de nós têm a TPM durante a menstruação, isto é, as oscilações de humor e os incômodos físicos permanecem mesmo durante a menstruação. Se acontece com você durante alguns dias do fluxo, saiba que não há nada grave, já que, mesmo durante o sangramento, ainda rola uma bagunça hormonal, a grande razão da TPM.

Após a ovulação, o folículo vazio, que antes continha o óvulo, começa a secretar o hormônio progesterona para engrossar o revestimento do útero e prepará-lo para a possível implantação de um embrião. À medida que os níveis de progesterona aumentam, podemos começar a nos sentir mais mal-humoradas.

Algumas mulheres, devido a alterações nos seus genes, são mais sensíveis às alterações que acontecem na TPM, podendo apresentar alteração de grande impacto como ansiedade muito alta, irritabilidade, sinais de depressão, sentimento de desesperança e muita instabilidade afetiva.

alimentos como grãos integrais, verduras (espinafre, rúcula e agrião) e soja podem ajudar a desinchar. Corte o sal e o açúcar da alimentação; yoga, meditação e acupuntura também auxiliam no alívio de alguns sintomas da TPM, entre eles ansiedade, nervosismo e alteração de humor.

A diferença é que a TPM é algo que aparece cerca de uma semana, cinco, dez dias antes mulher menstruar e depois desaparece. Quando o fluxo começa, os sintomas da TPM começam a desaparecer”. Já a depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste.

Logo, chorar mais ou se sentir depressiva durante a TPM é completamente natural. Um estudo, feito com 254 mulheres na faixa etária entre 20 e 44 anos, constatou que 61,8% de 110 entrevistadas que sofriam de SPM ficavam depressivas na semana anterior à menstruação¹.

7. Tem algo que eu não posso fazer quando estou menstruada? A menstruação não impede que você faça nada do que já está acostumada a fazer. Você pode ir à escola, ajudar em casa, sair com os amigos, praticar esportes e fazer tudo o que faria normalmente.

Uma caminhada pode ajudar-te a sentires-te muito melhor. Frutos secos: o magnésio que está, por exemplo, nas nozes ou pistácios, pode relaxar os músculos do útero durante a menstruação e a dor será muito menor.

Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e de mau humor com o namorado. É bem importante que você procure o seu médico ginecologista, que pode ajudá-la. Ele fará um diagnóstico e orientará o tratamento e a prevenção destes incômodos de forma apropriada.

Ansiedade, irritabilidade, raiva e estresse. Alterações de humor, que variam do feliz para o deprimido. Crises de choro e maior sensibilidade emocional. Alterações de apetite e desejos por comidas específicas.

Os sintomas mais comuns dessa fase são: irritabilidade, instabilidade emocional, indisposição, inchaço, dores abdominais e nas mamas, cansaço e apatia sem motivos aparentes, mudanças súbitas de humor, tendência depressiva, aumento da ansiedade e dor de cabeça¹,².

Não fique desanimada por se sentir assim. A tensão pré-menstrual (TPM) é um distúrbio real que pode abalar o que temos de melhor. A fadiga que a acompanha não desaparece sozinha, mas há maneiras de aliviar os sintomas. O primeiro passo é se afastar de tudo por um tempo e relaxar.