Porque é tão importante o consumo racional e sustentável de energia elétrica?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

Além de não pesar no bolso, o consumo consciente de energia reduz o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade. Com a quarentena, a maioria dos consumidores percebeu um aumento nas contas de energia elétrica, gás e água.

O uso racional da energia consiste em utilizar a eletricidade de forma consciente. Desta forma, são reduzidos os gastos e é possível contribuir para o meio ambiente.

O consumo sustentável é uma pauta crucial para toda a humanidade e setores produtivos, uma vez que auxilia na preservação de recursos naturais e na qualidade de vida das pessoas.

A importância da energia e sustentabilidade
Sendo assim, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam na economia das contas de luz em até 95%, o que permite que localidades de baixa renda tenham acesso à energia elétrica.

Energia sustentável é toda a energia elétrica obtida através de fontes renováveis e gerada sem grandes impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica, que é capaz de atender toda a demanda energética mundial sem a emissão de gases ou agravamento dos impactos ambientais.

Além da preocupação com o meio ambiente, poupar energia elétrica também proporciona economia financeira. Pequenas mudanças no dia-a-dia evitam o desperdício e fazem diferença quando a conta chega!

A energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa (computador, geladeira, micro-ondas, chuveiro, etc.).

Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros. O consumo sustentável não incentiva o desperdício.

A atitude do consumidor na hora de comprar pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o futuro do planeta. É necessário levar em conta bem mais do que o preço, a qualidade e a marca do produto.

As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia.

O uso de energias renováveis provoca, a longo prazo, a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, o que a torna um fator importante para o controle do efeito estufa e na preservação dos recursos naturais, não alterando a paisagem natural com sua extração e ainda não oferecendo risco eminente de ...

Como economizar energia elétrica

  1. Aproveite a iluminação natural ao máximo. ...
  2. Ao sair de um cômodo, apague as luzes e tire os eletrônicos que não estão em uso da tomada. ...
  3. Invista em lâmpadas de LED. ...
  4. Evite banhos longos e altas temperaturas. ...
  5. Substitua seus eletrodomésticos por modelos mais econômicos.

O objetivo de consumir de forma consciente é contribuir para que a cadeia seja mais sustentável, evitando o consumo excessivo, o acúmulo e o descarte sem reaproveitamento. Para isso, todos os responsáveis precisam ter consciência do seu papel.

O consumo de energia elétrica causa impactos ambientais, assim como a maior parte das atividades humanas. E a soma das atitudes individuais de uma população mundial de 8 bilhões de habitantes reflete, e muito, na natureza. Portanto, economizar energia em sua casa é muito importante!