Porque colocar vinagre na água para cozinhar ovo?

Perguntado por: holiveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Na presença do vinagre, a casca do ovo fica mais elástica e maleável, evitando que ela se quebre ou rache facilmente durante o cozimento. Além disso, o vinagre atua na coagulação do ovo, fazendo com que a clara não extravase muito após a casca rachar..

Agora, vinagre é bem útil na hora de cozinhar ovos. Um pouco de vinagre na água ajuda a proteger a casca durante o cozimento e impede aquela rachadura que acaba fazendo o ovo vazar para a água.

Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo.

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

24 horas

Coloque vinagre em um copo de vidro transparente. Adicione o ovo. Deixe-o no recipiente por 24 horas. Ao passar o tempo, você observará que, dada a uma reação química, a casca do ovo desaparece.

A recomendação, então, é higienizar os ovos apenas momentos antes de seu efetivo consumo ou aplicação em uma receita. O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas.

Deve-se acrescentar ácido (limão, vinagre) na água de cocção de ovos pochê, pois retarda a coagulação das proteínas. Acrescentar sal ao fritar um ovo reduz a velocidade da coagulação das proteínas.

Porém, devido à sua proteção natural, não é necessário lavar o ovo. Além disso, quando o lavamos, existe o risco de retirar sua película natural, que é porosa, e causar a penetração das bactérias e outros micro-organismos. Então, não é apenas desnecessário, mas também contraindicado lavar o ovo antes de seu consumo.

O ovo cozido explode após passar pelo micro-ondas por que a gema pode atingir temperaturas de até 100 °C dentro do aparelho, o ponto de ebulição da água.

Ao adicionar o vinagre, a acidez do ingrediente neutraliza o óxido formado, impedindo o processo de escurecimento da panela. O limão também é capaz de realizar o mesmo efeito nas panelas, porém, ele não impede que as cascas dos ovos rachem e acabem estourando.

12 minutos para ovo bem cozido com gema dura. Agora, se você quer o ponto do ovo com gema cremosa, mas não crua, e a clara bem cozida, o tempo de fervura é de 7 minutos. 6 a 7 minutos para ovo cozido com gema cremosa.

6 minutos: se você gosta da gema mole, esse é o tempo ideal de cozimento do seu ovo; 10 minutos: para quem gosta da gema nem tão mole e nem tão dura, 10 minutos é o suficiente; 15 minutos: aprecia um ovo bem cozido, inclusive a gema? Então, esse é o tempo de cozimento do ovo para você.

Além de rachar, também é muito comum que ao preparar ovos cozidos, apareça uma espuma ou faixas brancas, não é verdade? Se queremos evitar isso, deveremos colocar sal na água a ferver, já que desta forma conseguimos que o sal dissolvido acelere a coagulação da clara na rachadura, consertando o problema na hora.

1) Sugestão de hipóteses: O aquecimento, o vinagre e o álcool desempenham transformações nas ligações intracadeias nas proteínas, provocando a desnaturação das mesmas. O fator aquecimento, pH, e solventes atuam interferindo a estrutura tridimensional das proteínas, podendo desnaturá-las.

Com a dissolução da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermeável que permite a passagem de água do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico), fenômeno conhecido como osmose.