Porque colocar óleo no feijão?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Por que colocar óleo para cozinhar o feijão? Colocamos óleo nesse momento, para que as cascas que soltam do feijão, durante o cozimento não subam e entupam a saída de ar da panela de pressão. Caso isso ocorra, é possível que a panela exploda.

Colocar meia cebola, Um dente de alho, Uma folha de louro e pimentão vermelho a gosto para cozinhar junto com o feijão, sem usar nenhum tempero pronto, pra não tirar o gostinho de comida caseira.

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

A dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante o período. Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino.

Basta adicionar ¼ de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada 450g de feijão cozido.

Cozinhe o feijão com pedaços de inhame
Amasse o inhame que foi refogado e devolva à panela com o feijão. Deixe cozinhar por mais 15 minutos e sirva – além de mais grosso, o caldo do feijão ficará ainda mais nutritivo!

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
De acordo com a gastroenterologista e nutróloga Christian Kelly Ponzo, os fitatos são considerados antinutrientes, e estão presentes nessa leguminosa. “Eles são irritativos para o nosso sistema digestivo, causando sintomas gastrointestinais ou dificultando a absorção do alimento.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou feijão japonês. Este feijão contem uma quantidade muito menor do carboidrato, chamado de rafinose, que é responsável pela fermentação. Por isso, produz menos gases.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

Para cada 1 xícara de feijão, você vai utilizar 1/2 cebola picadinha, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de azeite ou óleo, 50 g de bacon picadinho e sal a gosto. Numa panela em fogo baixo, coloque o óleo ou azeite e o bacon. Deixe até que ele fique dourado.