Porque colocar gelo nas orquídeas?

Perguntado por: igomes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O texto também diz que a recomendação estaria presente em embalagens onde as plantas são vendidas. E dá um segundo motivo para a prática com plantas de uma espécie em particular: "O gelo simula as horas de frio que a Phalaenopsis precisa para florescer, fazendo com que ela floresça com mais frequência."

Além disso, a queda de temperatura, para muitas orquídeas, é um sinal importante para que sua floração ocorra. Caso fiquemos adicionando gelo a todo momento, este importante sinal fisiológico pode desregular o ciclo biológico da planta.

Existe um truque antigo para cuidar de flores e deixá-las sempre bonitas e bem cuidadas: colocar cubos de gelo na terra. Você conhece? Se não, fique atento, porque esse pode ser o segredo para você ter plantas que duram muito, sem pesar no esforço de cuidar delas. Esse truque é muito comum para quem cultiva orquídeas.

Mas se você quer ver sua orquídea florir, vai precisar garantir mais nutrientes, e não há forma melhor do que por meio de adubos. O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Especialistas afirmam que prática tem o mesmo efeito de uma geada; melhor forma de cuidar das mudas é mantê-las em vasos com boa drenagem. Um post viral recomenda regar orquídeas com três cubos de gelo por semana, mas especialistas alertam que isso pode enfraquecer as plantas e levá-las à morte.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol.

Sendo assim, o gelo aplica-se quando alguma parte do corpo sofreu um trauma. Normalmente a região do corpo está com os seguintes sinais: dor, inchaço, vermelhidão e com temperatura mais elevada. Antes de aplicar o gelo sobre a região do trauma a pele deve estar limpa, ou seja, sem qualquer tipo de creme, pomada ou gel.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.