Porque causal e explicativo vírgula?

Perguntado por: aramos8 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa. Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo.

1 – A mesma diferença ocorre com as conjunções “pois”, “já que”, “uma vez que” e outras de valor semântico equivalente. 2 – Quando explicativa, a relação é de coordenação, sendo a vírgula obrigatória. Quando causal, a relação é de subordinação, sendo a vírgula opcional.

4ª - A vírgula PODE ser usada para separar a oração principal da subordinada adverbial (causal, concessiva, condicional, final, temporal...): “Ele foi promovido, porque sempre se dedicou à empresa.”(causal); “Ele foi promovido, embora não se dedicasse muito à empresa.”(concessiva); “Eles só será promovido, caso se ...

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Quando a expressão introduzir CAUSA, não deverá vir antecedida de vírgula; quando, porém, iniciar uma explicação, então se justificará uma vírgula antes dela. (24) O aluno está cansado porque estudou muito. (POR- QUE CAUSAL) (25)O aluno deve estar doente, porque não veio à aula hoje.

Conjunções Causais
Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado. Saiu mais cedo visto que o filho ligou.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Assim, a vírgula indica a separação, e a conjunção, a união de dois segmentos do período (as orações). Com exceção da conjunção "mas", as demais conjunções, tanto adversativas como conclusivas, podem aparecer no interior da oração da qual participam. Nesse caso, as conjunções devem vir entre vírgulas.

e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção explicativa (porque, que, pois). Ela estava comemorando, porque foi aprovada.

Veja a seguir: Causal: Introduz a oração subordinada causal; Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".