Porque às vezes leva crase?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”

As vezes (sem acento grave)
Quando o sentido da expressão não for de tempo, não haverá crase. Nesse caso, significa a união do artigo feminino no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes'. Essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a: “as ocasiões”, “os momentos”.

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave. Muitos falantes da Língua Portuguesa têm dúvidas a respeito do uso das expressões as vezes e às vezes.

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.

1 por vezes, às vezes, esporadicamente, ocasionalmente, de quando em quando, de vez em quando, eventualmente, de quando em vez, de tempos a tempos, de tempos em tempos, umas vezes, uma vez ou outra, uma vez por outra, de vez em vez.

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Regras de quando NÃO usar crase
antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.

Regra geral, ocorre crase na indicação de horas: Ele chegou às 19h. Saio do trabalho às 14h. A reunião começou às 10h.

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

02) Nos adjuntos adverbiais de modo, de lugar e de tempo femininos, ocorre crase. Exemplos: à tarde, à noite, às pressas, às escondidas, às escuras, às tontas, à direita, à esquerda, à vontade, à revelia...