Porque água sanitária com açúcar tira mofo?

Perguntado por: agois . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 17 votos

"Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado", esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia. Neste caso, a ação do açúcar seria parecida com a da água na hora de diluir o hipoclorito de sódio.

Lembrando das aulas de química, o hipoclorito de sódio (NaClO), princípio ativo da água sanitária, é um oxidante potente – tão oxidante que ataca o corante das roupas, por isso as manchas. O açúcar, por sua vez, é um redutor – com um poder de redução maior do que a maioria dos corantes.

Como remover manchas de mofo de roupas com água sanitária e açúcar. Ingredientes: 100 ml de alvejante. 3 colheres de açúcar.

Como tirar mofo de pano de prato com água sanitária e açúcar? Segundo passo: em um recipiente, misture a água sanitária e o açúcar e adicione na bacia com a peça com mofo. Terceiro passo: espere alguns minutos para a solução fazer efeito. Quarto passo: enxágue a peça e lave normalmente.

Como tirar mofo de tecido branco

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta. Em um pequeno recipiente, misture um pouco de água sanitária e açúcar até formar uma pastinha.
  2. Aplique sobre a mancha. ...
  3. Esfregue as manchas de mofo. ...
  4. Deixe o tecido branco de molho. ...
  5. Finalize.

E o açúcar? O açúcar serviria para diluir a água sanitária. Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

A mistura parece que "ferve" porque na reação química entre a água sanitária e o açúcar há liberação de gás tóxico, que criam as bolhas no líquido do molho. Pavão chama a atenção para o risco do gás emitido, que é também liberado quando se mistura água sanitária com vinagre. "A mistura é tóxica."

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.

Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

“Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia. Neste caso, a ação do açúcar seria parecida com a da água na hora de diluir o hipoclorito de sódio.

Em alguns casos, é possível misturar um terço de açúcar com dois terços de água sanitária e deixar a toalha de molho.