O que acontece se misturar água sanitária e sal?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Isso porque misturar produtos de limpeza pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde. Intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras e até mesmo explosões são alguns exemplos.

A mistura de água sanitária com sal pode mudar a rotina de limpeza da sua casa! Tudo ficará muito mais limpo, e você ainda economiza bastante ao longo do processo. Mas, você sabe como preparar? Aprenda a preparar essa solução e onde usar na sua casa.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

A água sanitária misturada com amoníaco ou desinfetantes que apresentam esta substância química em sua composição pode agredir o sistema respiratório. O amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico.

2) Água sanitária + Vinagre
E quando entra em contato com o hipoclorito de sódio, produz cloro gasoso. O gás cloro é super agressivo para o sistema respiratório. Não é recomendável que se use os dois juntos, tampouco no mesmo local, mesmo que de forma separada.

Na mistura com açúcar ou vinagre, a água sanitária libera um gás, que pode causar alergias respiratórias; Utilize luvas na hora de manuseá-la (seja pura ou misturada com outra substância);

Misturada com álcool em gel, por exemplo, destrói tanto o hipoclorito de sódio da água sanitária quanto o álcool do álcool em gel. O hipoclorito é um agente oxidante e pode oxidar o álcool formando outro composto, o acetaldeído. Este é tóxico, podendo causar irritação e queimadura.

O sal para piscina é um sal especial próprio para realizar o processo de eletrólise, ou seja, a decomposição do sal em cloro para desinfetar a água e mantê-la segura para o banho. Esse processo é feito pelos geradores de cloro, criados para produzir automaticamente o cloro e nivelar a concentração do composto na água.

cloreto de sódio

A água sanitária é obtida pela diluição de hipoclorito de sódio em água, numa proporção de 1 para 5, e estabilizado com cloreto de sódio (sal de cozinha). Destina-se à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral.

Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação. Combinados, os dois produtos resultam em clorofórmio (aquela substância que vemos nos filmes usada em lenço para apagar o mocinho), o que pode causar esses sintomas.

De forma geral, os principais sintomas são: dores de cabeça; enjoos e vômitos; alergias; tosse; irritação e inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos; queimaduras e coceiras na pele.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

Ao unir água sanitária com ácidos, como o vinagre, você pode produzir vapores tóxicos, como o gás cloro. "Este gás é bastante irritante e tóxico", lembra Molin. Com isso, seus pulmões e olhos correm o risco de sofrerem queimaduras e terem outros problemas sérios.

Outro alerta: não misturar álcool gel com água sanitária.

Água sanitária com outros produtos de limpeza
Como é o caso do desinfetante, do detergente, do limpa vidros e da água oxigenada. No geral, eles não devem ser usados juntos, pois sua união produz gases tóxicos que podem prejudicar principalmente o sistema respiratório, os olhos e a pele.