O que é mais forte cloro ou água sanitária?

Perguntado por: lmota3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

A resposta é sim! Você pode limpar piscina com água sanitária sem maiores problemas. Na verdade, o mais indicado para fazer a higienização completa é investir em um cloro próprio para esse fim, que conte com uma fórmula mais potente, como é o caso do cloro granulado ou em pastilhas.

SUPREMAÁgua Sanitária Suprema
Tem uma boa concentração de cloro, capaz de alvejar e eliminar odores e bactérias dos ambientes e alimentos. Isso faz com que ela seja uma opção interessante para ter em casa. Essa água sanitária de 5 litros possui um alto rendimento para você usar diariamente.

Conheça os produtos químicos que jamais devem ser misturados com a água sanitária: Desinfetante: A mistura do cloro da água sanitária com a amônia do desinfetante gera um subproduto denominado cloraminas. Essas substâncias, quando inaladas, podem causar alergias, intoxicações e queimaduras.

hipoclorito de cálcio

Também conhecido como cloro granulado, é considerado o mais forte do mercado, dada sua eficiência. Além disso, o hipoclorito de cálcio é bastante recomendado para o tratamento de piscinas de clubes, e condomínios por receberem um grande número de usuários.

As medidas abaixo servem para água sanitária com concentração de cloro ativo entre 2% e 2,5%.

O Hipoclorito de Sódio é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo. Já o Hipoclorito de Cálcio é um sólido granulado de coloração branca. Este composto é considerado relativamente estável e possui um teor de cloro ativo de 65%, apresentando mais cloro disponível do que o hipoclorito de sódio.

Tratamento com gás ozônio
É um excelente candidato à substituição do cloro também porque elimina compostos como as cloraminas em questão de segundos mantendo a piscina livre de qualquer odor desagradável.

A água sanitária misturada com amoníaco ou desinfetantes que apresentam esta substância química em sua composição pode agredir o sistema respiratório. O amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico.

É eficaz para eliminar germes, bactérias e vírus de móveis, objetos e superfícies em geral. Seu uso ainda vai além. Como tem ação alvejante, também ajuda a controlar odores persistentes de banheiros, cozinhas e quintais. Para completar, a água sanitária pode ser usada para desinfetar alimentos.

Como foi dito anteriormente, a água sanitária não deve ser usada pura, sendo necessário diluí-la em água. Entretanto, a quantidade dessa mistura pode variar de acordo com os objetivos do uso. A quantidade de água sanitária diluída é maior para limpar superfícies e menor para higienizar alimentos.

A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária. Você pode encontrá-la em farmácias e supermercados. Esta é uma opção barata que funciona bem para quem tem asma e é sensível aos compostos que contêm enxofre.

Não é legal misturar produtos porque o componente de um em contato com o do outro pode liberar gases nocivos e problemas à saúde dos moradores da casa. Além disso, quando o sabão e o alvejante são misturados, um corta o efeito do outro, tornando a limpeza ineficaz.