O que acontece se misturar água sanitária com detergente?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões. Inclusive, se for usá-la na limpeza, tenha certeza de que a superfície foi bem enxaguada antes de aplicar outro produto de limpeza.

Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que prejudicam as vias respiratórias.

Misturas de produtos de limpeza podem gerar gás tóxico
Misturar água sanitária com produtos que promovem a limpeza pesada, à base de amoníaco, resulta numa reação química violenta.

Os desinfetantes, ricos em amônia, quando misturados à água sanitária formam cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.

Água sanitária e desinfetante
Isso se justifica pelo fato da presença da amônia na composição dos desinfetantes, que pode causar o aparecimento de uma substância chamada cloramina. Ela provoca sérias queimaduras na mucosa do sistema respiratório e, portanto, é altamente nociva para o nosso organismo.

Não é legal misturar produtos porque o componente de um em contato com o do outro pode liberar gases nocivos e problemas à saúde dos moradores da casa.

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

Em casos emergenciais, a primeira opção é ligarmos para o SAMU (192). Mas muitos não sabem que existe um departamento específico para auxílios que englobam intoxicações: o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), canal de comunicação criado em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Para que serve a mistura de água sanitária e açúcar? Como banheiros e cozinha. Já o açúcar, ao contrário do se pense, ele não potencializa a ação da água sanitária, e sim reduz sua ação. Isso porque a água sanitária não pode ser utilizada em roupas coloridas, pois sua ação remove os pigmentos coloridos.