Por que água sanitária tira mofo?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

A água sanitária é a opção mais conhecida de produto para tirar mofo do teto do banheiro. Isso se deve à poderosa ação oxidante que combate facilmente as bactérias. Além disso, o alvejante presente na composição tem o poder de clareamento das superfícies. Assim, além de remover o mofo, clareia a superfície.

Lembrando das aulas de química, o hipoclorito de sódio (NaClO), princípio ativo da água sanitária, é um oxidante potente – tão oxidante que ataca o corante das roupas, por isso as manchas. O açúcar, por sua vez, é um redutor – com um poder de redução maior do que a maioria dos corantes.

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.

Em um balde, coloque um litro de água sanitária e adicione uma xícara de açúcar; Mexa bem até o açúcar diluir na água sanitária; Coloque a peça de roupa com mofo na solução e deixe de molho por alguns minutos; Quando perceber que o mofo foi removido, enxágue a roupa e lave-a normalmente.

Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

E o açúcar? O açúcar serviria para diluir a água sanitária. Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Alvejante e vinagre
Pois essa combinação de produtos pode gerar um vapor altamente corrosivo e atingir os pulmões ao ser inalada, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Para muitos, o alvejante é a mesma coisa que água sanitária, porém não é bem assim.

2) Água sanitária + Vinagre
E quando entra em contato com o hipoclorito de sódio, produz cloro gasoso. O gás cloro é super agressivo para o sistema respiratório. Não é recomendável que se use os dois juntos, tampouco no mesmo local, mesmo que de forma separada.

Água sanitária: tem como função principal limpar e desinfetar ambientes. O cloro presente na formulação consegue eliminar germes e bactérias de qualquer canto da casa e pode ser usado também na lavagem de frutas e verduras. É ideal para eliminar odores mais fortes e remover sujeiras persistentes.

Lembrando das aulas de química, o hipoclorito de sódio (NaClO), princípio ativo da água sanitária, é um oxidante potente – tão oxidante que ataca o corante das roupas, por isso as manchas.