Porque a unha quebra no canto?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Por que a unha quebra tanto na lateral ou no cantinho? Há vários fatores que podem levar ao enfraquecimento das unhas, como uso constante de produtos de limpeza, falta de hidratação, pancadas ou pressão na superfície e até mesmo uma alimentação pobre em nutrientes.

Como colar unha quebrada com sal

  1. Use o papel alumínio para fazer o molde da unha.
  2. Passe um pouco de base abaixo da unha.
  3. Passe um pouco de cola.
  4. Coloque uma camada de sal, espere secar e repita o processo até que pareça firme.
  5. Retire o molde e corte ou lixe a unha até que ela fique mais natural.

“Por que acontece da unha quebrar sempre no mesmo lugar?”, pergunta uma mulher. “Talvez um machucado que tenha tido, inflamação, infecção na região cicatriz que faça unha crescer alterada na região”.

É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza. Também pode ser causada por infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos.

Vitamina B7

Os suplementos que possuem Vitamina B7 (a Biotina) promovem o crescimento das unhas. Essa vitamina está diretamente relacionada à produção de queratina (nutriente que ajuda a fortalecer as unhas).

Algumas deficiências nutricionais podem resultar em unhas fracas. Neste sentido, pessoas que não consomem alimentos ricos em ferro, vitamina D, zinco, selênio e vitamina B estão mais sujeitas às unhas fracas. Esses nutrientes podem ser encontrados em carnes e ovos, por exemplo.

Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo.

Essa receitinha pode ser feita com uma laranja ou um limão, uma colher de chá de açúcar e óleo de amêndoas. Extraia o suco da fruta e misture com o açúcar. Mergulhe as unhas no líquido e, em seguida, esfregue-as com um algodão embebido em óleo de amêndoas.

Para fortalecer as unhas fracas e quebradiças o que se pode fazer é usar uma base fortalecedora de unha, proteger as mãos diariamente com luvas durante as tarefas domésticas, usar creme hidratante nas mãos e nas unhas e ter uma alimentação saudável, rica em alimentos fontes de ferro, vitamina A e do complexo B.

Se você tem unhas fracas e quebradiças, em vez da tradicional acetona, use um removedor de esmalte enriquecido com vitaminas, que não resseca as unhas e ajuda na sua recuperação. Depois de remover o esmalte, é importante deixar as unhas descansando por, pelo menos, 24 horas antes de uma nova aplicação.

Unhas esbranquiçadas
A cor deve ser levada em consideração quando a pessoa percebe uma mudança fora do padrão. No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca.

Unhas descamando podem ser sinal de quais problemas? Desidratação, menopausa, alergias ou doenças como psoríase ungueal, síndrome das unhas frágeis, anemia, hipotireoidismo, diabetes, dermatite atópica e alopécia areata.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

Dra. Fabiane - Causas externas, como o contato com produtos de limpeza e detergente podem prejudicar as unhas. Ficar muito tempo com as mãos na água e usar com frequência removedores de esmalte, à base de acetona, também podem contribuir para a fragilidade das unhas.