Porque a pimenta da mofo?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A pimenta por exemplo, é um alimento muito sensível a umidade, podendo facilmente ser contaminada por mofo, assim como a canela. Os primeiros sinais, como o surgimento de bolor em algum condimento traz bem mais que uma imagem ruim. É sinal de que a umidade já está presente e que providências urgentes devem ser tomadas.

Primeiro, a pimenta deve ser muito bem lavada para evitar a fermentação causada por fungos. Depois é necessário cozinhar a pimenta aberta e dar um choque de temperatura com água fria.

Em ambiente, por poucos dias Quando mantidas em condição ambiente, as pimentas murcham rapidamente. Por isso, mantenha-as na parte mais baixa da geladeira, devidamente acondicionadas em vasilha tampada ou em saco de plástico. De preferência, lave os frutos somente antes de utilizá-los.

Aqueça por alguns minutos, isso eleva a temperatura, fazendo com que o vinagre penetre mais facilmente. Entretanto, não pode esquentar por muito tempo, porque pode acabar reduzindo a acidez. Ou seja, não deixe ferver.

A conserva de pimentas em vinagre é um meio extremamente eficaz e flexível para que você possa conservar suas pimentas. Essa flexibilidade permite inúmeras formas de combinações dos ingredientes a serem utilizados no preparo de sua conserva.

A conserva de pimentas pode ser consumida 15 dias depois de ser preparada.

Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite. O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa.

Pimenta - Deixe seu potinho de pimenta viver livremente fora do frio da geladeira! Normalmente as pimentas são conservadas em compotas onde são misturados azeite e vinagre, o que já ajuda a manter a pimenta conservada por até três anos. Deixe ela próxima a mesa de jantar ou no armário sem medo!

Passo 3: Higienizar as pimentas
Para esse passo, basta lavar uma a uma em água corrente. Em seguida, coloque em imersão durante 15 minutos em uma solução sanificantes. Neste caso, pode ser água sanitária, hipoclorito de sódio ou água oxigenada 3%. Por fim, enxágue novamente em água corrente.

Como já falamos, o vinagre, especialmente o branco, é o mais indicado para o preparo de conservas. O sabor acentuado e a acidez do vinagre ajuda a manter a coloração das pimentas intacta, assim como a ardência delas!

Açúcar. Também extrai a umidade do alimento, quanto maior a concentração, maior a validade da conserva. É usado principalmente nas conservas de frutas, como geleias e compotas. Mas também pode ser combinado com vinagre para produzir chutneys.