Para que a beterraba é boa?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Acredita-se ainda que o consumo regular de beterraba pode: Reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Diminuir o risco de demência. Baixar a pressão arterial.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.

Existe alguma restrição sobre a quantidade a se comer beterraba por dia? Em função do teor de fibras do alimento e de seu papel no funcionamento intestinal, o consumo diário de uma porção de beterraba poderá interferir na consistência das fezes, podendo levar a um quadro de diarreia.

A beterraba pode ajudar regulando a pressão arterial e melhorando a passagem do sangue pela corrente sanguínea, mas isso não quer dizer que ela necessariamente possa engrossar o sangue.

Com um sabor marcante e adocicado, a beterraba é comercializada em feiras e supermercados, podendo ser usada na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, sopas, sucos, patês, bolos e sopas. As folhas da beterraba também podem ser usadas em refogados, omeletes, sopas e panquecas.

Como consumir a beterraba
De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios.

De acordo com especialistas, o melhor horário para tomar a bebida é em jejum, uma hora antes do café da manhã. Para praticantes de atividades físicas, o ideal é consumir o suco até uma hora antes de iniciar os treinos, desta forma, o corpo ganhe mais força e disposição.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Seu consumo pode ajudar a prevenir e tratar a anemia ferropriva. Outro mineral presente na beterraba é o potássio, que contribui para a manutenção do equilíbrio dos fluidos no corpo e auxilia na contração muscular e na saúde cardiovascular. O suco de beterraba é uma das novas formas de consumir esse vegetal.

O ferro e o ácido fólico presentes na raiz tuberosa têm um efeito favorável sobre o sangue, melhoram a produção de glóbulos vermelhos, aumentam o nível de hemoglobina e, portanto, melhoram a nutrição das células com oxigênio.

A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia. Recentemente, o portal Mundo Boa Forma compartilhou uma receita de suco natural com apenas abacaxi e beterraba, bem simples de fazer.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Quantidade recomendada. Especialistas indicam que um copo de 250 ml de suco ao dia (equivalente a uma beterraba pequena ou metade de uma média) é o suficiente para melhorar sua saúde. Mas, se você não gosta dessa forma, inclua a beterraba em outras refeições, como nas sugestões acima.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

Além disso, quem tem pedras nos rins precisa evitar consumir em excesso, uma vez que a beterraba possui oxalatos, o que pode aumentar o problema de saúde.