Como usar o corante em pó?

Perguntado por: agouveia2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Olha, o corante alimentício em pó é um pouquinho diferente dos outros tipos. Isso porque ele deve ser diluído em álcool de cereais ou vodka antes de usar. O ideal é usar 4g do pó pra 20 ml de líquido, tá? Depois de misturar, ele vira uma pastinha que pode ser passado em massas de bolos, biscoitos e coberturas.

Para tingir o chantilly, é aconselhável pegar um pouquinho do corante com um palito de dente, passar no produto e mexer. Preste atenção para não mexer demais, senão o produto pode perder o ponto. O ideal é mexer com delicadeza, de forma lenta, até o corante se misturar completamente ao chantilly.

A forma de uso é bastante simples: basta ir acrescentando as gotinhas e mexendo a massa, até chegar à cor desejada. Apenas tenha cuidado com o excesso, pois isso pode alterar a consistência da sua receita!

Corante artificial em pó que confere ou acentua a cor nas preparações. Colori sem alterar o sabor e a consistência das preparações.

Utilize os corantes em pó ou em gel, eles não alteram a textura do seu chantininho e ainda ajudam na coloração mais rápida e eficaz da cobertura.

O corante em pó é indicado para coloração de massas de bolos e de biscoitos, tingimento de cremes amanteigados e também para as coberturas secas, como pasta de chocolate e pasta americana.

Rendimento: A embalagem de 400g rende até 2,5 litros de creme Chantilinho. Aplicação: Misture 400g do Chantilinho em Pó com 450ml de água gelada. Bata em batedeira (comum ou planetária) em velocidade alta por 3 minutos.

O corante em gel é o mais econômico de todos, pois, devido à alta concentração e tipo de dissolventes, ele tem boa rentabilidade.

Corante em gel!
O corante em gel é mais econômico, por causa da sua alta concentração, assim não precisamos usar muito para chegar na cor desejada. Ele é indicado para bases sólidas ou semi sólidas como glacês, chantilly, cremes e, principalmente, pasta americana, devido à sua homogeneização rápida e uniforme.

Separe um recipiente, uma colher, corantes alimentícios, água, amido de milho e uma forma para que a tinta descanse. Dica: Colocamos aproximadamente 200 gramas de amido de milho no recipiente. Pingamos diversas gotas de corante - já que isso é que dá cor para a nossa tinta - e despejamos, aos poucos, uns 75ml de água.

Corantes são toda substância, seja ela, natural ou sintética, que quando aplicada sobre um material adiciona cor. No entanto, eles só promovem o tingimento e não a cobertura, assim mantendo a transparência do material, diferentemente dos pigmentos.

O corante carmim vermelho ponceau é um pó de coloração rosa e vermelho claro, utilizado para colorir artificialmente qualquer fabricação, sejam elas de bebidas, salgados ou até mesmo doces.

Posso cobrir o bolo com chantilly um dia antes da festa? Pode! Mas lembre-se de manter ele bem armazenado de preferência com prato com tampa, para que não resseque.