Como diminuir o ardor da pimenta em conserva?

Perguntado por: areis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O álcool também é capaz de dissolver a capsaicina e os óleos da pimenta. Para isso, basta colocar um pouco do álcool nas mãos e esfregá-las bem . Mas se não tiver um álcool por perto, uma opção é contar com uma bebida com teor alcoólico bem alto, como a vodca.

Mantenha o pote fechado e além disso, antes do primeiro consumo, leve à geladeira por 72 horas para intensificar o sabor. Dessa forma, para manter a conservação, nunca deixe as malaguetas fora do azeite.

Caso a ardência da sua geleia de pimenta fique forte demais, mesmo depois de adicionar o suco de limão, tente colocar um pouco mais de suco, açúcar e água.

Ao ingerirmos o alimento com pimenta, a capsaicina estimula as células nervosas da nossa boca. Essas células nervosas estão conectadas ao nervo trigêmeo, que leva até o cérebro a sensação do ardor. Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada pelas glândulas da pimenta, maior será a sensação do ardor.

Qual o tipo de pimenta que não arde? Um dos tipos de pimenta menos ardidos que conhecemos é a pimenta biquinho. Seu sabor é suave e cai super bem em molhos e saladas.

A conserva de pimentas em vinagre é um meio extremamente eficaz e flexível para que você possa conservar suas pimentas. Essa flexibilidade permite inúmeras formas de combinações dos ingredientes a serem utilizados no preparo de sua conserva.

Aqueça por alguns minutos, isso eleva a temperatura, fazendo com que o vinagre penetre mais facilmente. Entretanto, não pode esquentar por muito tempo, porque pode acabar reduzindo a acidez. Ou seja, não deixe ferver.

A dor causada pela pimenta pode durar algumas horas dependendo do caso. Em muitos casos, ela é tão forte que exige alívio imediato. Acrescente um pouco de farinha ao leite para criar uma pasta. Deixe agir no local afetado por alguns minutos.

A melhor maneira de neutralizar um prato demasiado picante são os lácteos. Dependendo da receita, pode juntar leite, leite de coco, iogurte e até um pouco de manteiga. Qualquer alimento que tenha ver com lácteos irá ajudar a reduzir o picante.

Entre as pimentas comumente consumidas no Brasil e em Portugal, a pimenta malagueta (ou piri-piri) é a mais ardida/quente, com SHU entre 50.000 e 175.000 unidades. Na parte inferior da tabela está a pimenta biquinho, com um índice Scoville de apenas 1.000 SHUs.

Pimentas mais ardidas e fortes podem causar inflamações. De acordo com o tipo e com a quantidade ingerida, pode haver uma agressão ao aparelho digestivo. Além disso, a boca também pode sofrer consequências em seus tecidos internos.

Carolina Reaper

A Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Ela foi criada pelo americano Ed Currie, na cidade de Fort Mill, Carolina do Sul, Estados Unidos, como resultado do cruzamento das pimentas Habanero e Bhut Jolokia, que também estão no topo da lista das mais ardidas.

A pimenta biquinho se destaca por ser menos ardente e muito menor do que a maioria das pimentas. Exatamente por isso ela agrada até mesmo quem não gosta tanto do produto.