Qual é o gosto de chuchu?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

“Defino o chuchu como suave e levemente doce e, quando bem preparado, pode ser sim muito saboroso”. Com baixo teor de carboidrato e cerca de 95% de água em sua composição, ele é perfeito para criar receitas saudáveis, sejam elas doces ou salgadas.

O interior do chuchu liberta um líquido viscoso que adere à pele e forma uma camada que mesmo durante a lavagem é difícil de remover. Além disso, tem potencial para causar irritação da pele em pessoas com a pele mais sensível.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas: a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. Gosto assim: desperdício zero!

COMO ESCOLHER
Dê preferência a chuchus com a casca brilhante e menos espinhos. Evite chuchus de casca amarelada, sem brilho e muito enrugadas – são sinais de chuchu está velho, ou seja, vai ficar menos macio depois de cozido.

Cru: traz crocância e combina com receitas bem refrescantes, como as saladas. A dica, nesse caso, é cortar em cubos pequenos ou fatias finas. Refogado: clássico dos clássicos, o chuchu refogado dispensa apresentações. Para esse preparo, faça fatias mais finas, para que ele fique macio e suave.

Esse vegetal é rico em potássio, que ajuda a manter os níveis normais da pressão arterial, além de outros minerais como cálcio (bom para a saúde dos ossos), magnésio (bom para a saúde cardiovascular), fósforo (previne o envelhecimento do cérebro) e zinco (poderoso antioxidante).

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas.

Tempo: de 15 a 20 minutos. Direto na água em panela de pressão. É um dos métodos mais rápidos. Chuchu sem casca e cortado aos pedaços e coberto de água.

O chuchu possui uma polpa de sabor muito suave e algumas sementes que podem ser consumidas juntamente com o mesmo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Rica em fibras, a hortaliça é de fácil digestão.

Lavar os chuchus, descascar, cortar ao meio no sentido do comprimento e eliminar a semente (de cor branca leitosa) debaixo de água fria corrente, pois o chuchu solta um líquido pegajoso que gruda nas mãos.

O chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, o chuchu é uma boa alternativa para quem quer emagrecer.

Além de todos os esses benefícios do chuchu para a saúde, o vegetal ainda é aliado da perda de peso. 100g de chuchu cozido, o equivalente a 2 colheres de servir cheia, contém apenas 21 calorias, o que ajuda na saciedade e, consequentemente, a controlar do apetite.

Podem ser conservados por mais tempo, seis a oito dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. O produto já descascado e picado conserva-se por até três dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico na gaveta inferior da geladeira.

Porque chuchu dá sono? No entanto, consumir essa fruta (frequentemente confundida com um legume) pode trazer benefícios para o sono, ainda que de maneira indireta. Isso porque o chuchu é rico em vitaminas e nutrientes que, quando em falta, podem levar a um quadro de insônia ou de dificuldade para dormir.