Porque a esposa deve ser prioridade na vida do marido Bíblia?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Deus é a prioridade número um se todo o coração, alma e força de alguém está comprometido a amá-lO. Se você é casado, seu cônjuge deve ser a sua próxima prioridade. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25).

Se alguém me convida para um acontecimento, só poderei ir se for prioridade para mim, porque, se tenho outras prioridades preciso, de fato, corresponder a elas. Só participa do Reino de Deus: quem tem Deus em primeiro lugar; quem O prioriza em sua vida.

Como ser prioridade na vida de alguém? Se tornar prioridade é uma conquista que está diretamente relacionada com a forma como cada pessoa se valoriza. A pessoa que faz tudo por alguém, que não se coloca em primeiro lugar e que não tem amor-próprio, jamais será prioridade na vida de alguém.

Em Efésios 5:31 está escrito: "O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." Eu concordo que entender um casal como "uma só carne" não é uma das tarefas mais simples, pois são pessoas diferentes, com formações e personalidades bem diferentes.

Mas lembre-se: o casamento vem em primeiro lugar. Sua mulher é prioridade, mais que os filhos. Lembre-se do que você prometeu a ela diante de Deus: amá-la, respeitá-la e dar a sua vida por ela, caso seja necessário.

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Presente em Mateus 6:33, significa que acima de todas as coisas e preocupações da vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus e sua justiça. Deve-se buscar isso antes de riquezas, prazeres, sonhos ou objetivos: porque o Reino de Deus é mais importante e superior.

O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade. Vocês devem tratar os pais com respeito, porém estabelecer o compromisso com o cônjuge como o primeiro e mais importante.

Valorização, diálogo e carinho estão no topo da lista de prioridades para quem está em um relacionamento estável.

No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.