Porque a bronquite não tem cura?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

a forma crônica é desencadeada pelo desgaste e deterioração das vias aéreas inferiores, levando a um quadro grave que pode até resultar em morte. A bronquite crônica não tem cura. Contudo, existem terapias que melhoram a capacidade respiratória e a qualidade de vida do paciente.

A Bronquite Aguda é resolvida na margem de 3 semanas através de algumas medidas como ingestão de muito líquido, repouso e remédios. A Bronquite Crônica, por sua vez, tem somente tratamento e, já que é muito associada ao uso de tabaco, a maior recomendação é o abandono do cigarro.

Não existe fórmula para como curar a bronquite crônica, mas evitar substâncias que podem desencadear uma crise de bronquite, como a fumaça de cigarro, é uma das principais opções.

Bronquite aguda
É uma infecção temporária dos brônquios, que geralmente dura até 15 dias. Este tipo de bronquite pode ser causado pelo agravamento de uma gripe ou um resfriado que não foi tratado de forma correta.

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

Um dos focos do tratamento da bronquite consiste na realização de boas inalações. Além de hidratarem as vias respiratórias e melhorar os sintomas, elas ajudam com a expectoração do muco formado nos brônquios. A inalação padrão, com soro fisiológico, pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

Para evitar a bronquite, é importante:

  • lavar bem as mãos;
  • ingerir bastante líquido;
  • evitar locais onde haja pessoas fumando;
  • eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  • utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.

A principal causa porém é o tabagismo. A bronquite pode ser causada por vírus, bactérias e outras partículas que irritam os tubos bronquiais. A bronquite crônica também pode estar associada ao tabagismo. O diagnóstico da doença é feito através da radiografia de tórax, testes de função pulmonar e exames de sangue.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.