Qual o remédio caseiro que é bom para tosse de bronquite?

Perguntado por: talves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

1 colher de sopa de açafrão (para o gengibre desidratado, use uma colher de sobremesa) em 1/5 de água. Em seguida, adicione 3 xícaras de chá de açúcar mascavo. Deve-se esperar que a preparação se torne uma calda.

Os broncodilatadores são um dos principais medicamentos recomendados em caso de sintomas de bronquite asmática. Eles são utilizados por meio de inaladores e agem relaxando o músculo das vias respiratórias. Com isso, elas são abertas e aliviam o aperto torácico e a tosse, melhorando a respiração.

1. Xarope de cebola e limão. O xarope caseiro de cebola e limão tem propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias respiratórias, sendo uma boa opção natural para combater a tosse causada pela bronquite.

Em uma panela, ferva 1/2 litro de água com 1 colher (chá) de gengibre fresco picado e 1 limão cortado. Despeje em uma bacia com cuidado para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor do chá por 15 minutos.

Alguns xaropes caseiros ajudam a aliviar a tosse seca.
Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia. O xarope de mel e orégano também ajuda a acalmar a tosse.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, crônica ou alérgica, é o gengibre porque possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções.

Tratamento da bronquite
Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.

Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises. A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar.

Como a maior parte das bronquites agudas é viral, os médicos administram antibióticos somente quando a infecção é claramente causada por bactérias (por exemplo, durante um surto). Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

Guaco

Guaco é planta medicinal que acalma a tosse e auxilia na respiração.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.