Quem tem artrose pode trabalhar em pé?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

No seu trabalho essa pessoa precisa ficar o tempo todo em pé. Essa pessoa começa a sentir muitas dores nos joelhos e descobre que está com gonartrose já em estado avançado e a causa da artrose é o trabalho. Por conta disso, não pode mais trabalhar em pé, só sentada.

PROFISSÃO. Pacientes que desenvolvem artrose no joelho antes dos 50 anos de idade podem ter a sua carreira profissional comprometida. O paciente pode precisar se ausentar várias vezes do trabalho para tratar a doença e, em alguns casos, até ser afastado pelo INSS, inviabilizando sua atividade profissional.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

O tratamento não medicamentoso é muito importante na artrose. Repouso – O repouso é recomendado por curtos períodos apenas, geralmente nos períodos de exacerbação da dor, pois deixar a articulação parada por muito tempo pode causar enfraquecimento dos músculos ao redor e rigidez da articulação.

A doença incapacita muitas delas para sua atividade laboral, o que acaba gerando a dúvida: “posso me aposentar?”. Assim como outras doenças incapacitantes, é possível, sim, conseguir o benefício e se aposentar por problemas articulares.

Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

  1. Grau 1: Possível formação osteofitária.
  2. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  3. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  4. Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

TÊNIS COM BOM AMORTECIMENTO
O melhor calçado para quem tem artrose nos joelhos é o tênis para caminhadas, com bom sistema de amortecimento. O tênis deve ser leve, maleável e bem confortável nos pés.