Qual o melhor remédio para bronquite infantil?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Salbutamol é o beta-agonista mais utilizado.

Mulksin 3mg/mL, frasco de 120mL de xarope infantil + copo medidor.

Um dos focos do tratamento da bronquite consiste na realização de boas inalações. Além de hidratarem as vias respiratórias e melhorar os sintomas, elas ajudam com a expectoração do muco formado nos brônquios. A inalação padrão, com soro fisiológico, pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

Os mucolíticos, como bromexina, acetilcisteína e ambroxol, são exemplos de medicamentos que ajudam a aliviar a tosse mucosa.

Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises. A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

Aguda: que ocorre temporariamente, ou seja, geralmente dura de 2 a 3 semanas; Crônica: quando se desenvolve por diversas vezes ao longo do ano ou, então, que dura de forma constante por 3 meses ou mais.

Como a maior parte das bronquites agudas é viral, os médicos administram antibióticos somente quando a infecção é claramente causada por bactérias (por exemplo, durante um surto). Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

Para alívio do broncoespasmo
A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 mL do xarope) 3 ou 4 vezes ao dia. Caso não se obtenha a broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada para até 8 mg (20 mL do xarope).

O Xarope 44E® não deve ser utilizado por pacientes que apresentem úlcera ou gastrite, excesso de catarro, tosse persistente ou crônica como as que ocorrem em fumantes, em pessoas com asma, bronquite crônica ou enfisema, a menos que recomendado por um médico.

Diagnóstico da bronquite viral
A bronquite viral geralmente é diagnosticada com base nos sintomas e sinais apresentados durante exame físico, associados com radiografia torácica e amostras colhidas da garganta ou nariz, a fim de detectar o vírus presente.

Atrovent solução para nebulização é indicado para o tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação dos canais das vias respiratórias) e enfisema (doença pulmonar crônica que destrói a estrutura dos pulmões ...

Para evitar a bronquite, é importante:

  1. lavar bem as mãos;
  2. ingerir bastante líquido;
  3. evitar locais onde haja pessoas fumando;
  4. eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  5. utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.