Qual a cor do catarro da bronquite?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco. Marrom: Irritação nasal, também pode ser sangue armazenado há muito tempo.

O catarro amarelo ou verde geralmente é associado a uma infecção bacteriana. A cor verde é causada por uma enzima produzida por células brancas do sangue que estão lutando contra a infecção. Embora possa ser assustador ver essa cor do muco, na maioria das vezes, é um sinal de que o corpo está lutando contra a infecção.

Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

Um deles é o muco conhecido como catarro, que costuma causar certo nojo ao ser expelido – ainda mais quando está na cor verde. A mudança de coloração indica que as células de defesa do organismo estão trabalhando {e muito} para recuperar o bem-estar.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Importância de colocar o catarro para fora
Contudo, engoli-lo em excesso não é recomendado, pois assim ele irá demorar mais a sair do corpo. Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo. Quando o catarro é verde ou amarelo, provavelmente a infecção é bacteriana. O catarro vermelho pode significar alguma coisa grave, como tuberculose ou câncer de pulmão.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Xaropes para tosse com catarro. O xarope deve dissolver e facilitar a eliminação do catarro, tornando-o mais fino e mais fácil de expectorar. Alguns exemplos de xaropes são: Bromexina (Bisolvon, Pulmed); Ambroxol (Mucosolvan); Carbocisteína (Mucofan); Acetilcisteína ; Guaifenesina (Transpulmin);

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Tipos de rinite
Secreção amarela ou esverdeada, acompanhada de halitose, na presença ou não de dor de cabeça, geralmente, é característica de sinusite aguda ou crônica.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Sinusite e gripe tendem a manifestar um catarro branco ou cinza, uma vez que os seios nasais ficam muito cheios de secreção e passam a ser drenados para a garganta.

Já o catarro verde ou amarelo na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas. “A tosse com catarro esverdeado ou escuro normalmente é sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana”, aponta a médica. Há também a tosse com catarro com sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias.