Por que tem que refogar o arroz?

Perguntado por: omendes3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Assim, garante que fiquem soltinhos. A proporção de óleo deve ser de 5% a 10% da quantidade de arroz. “Para uma xícara cheia de grãos, uma colher de sopa de óleo é suficiente. Mais do que isso o arroz ficará encharcado”, afirma Caputo.

O processo de fritar e refogar o arroz, além de dar mais sabor, reduz o contato direto do amido com a água. Isso aumenta as chances de o prato ficar soltinho. Aqui o segredo é deixar o arroz fritando até que fique branquinho.

O objetivo é dourar, liberar líquido e transferir sabor de um ingrediente aromático para outro. Essa preparação altera pouco o valor nutricional, além de deixar a comida mais saborosa. Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como refogar os alimentos de maneira correta e eficiente.

A temperatura da água não altera o resultado final no preparo do arroz. A única diferença entre usar água quente ou água fria é o tempo de preparo do alimento. Com água fria, o arroz vai demorar mais para ficar pronto. Quando jogamos a água fria, a temperatura tem que ser elevada novamente para iniciar o cozimento.

6 dicas para evitar o arroz empapado: mudanças simples garantem grãos muito mais soltos

  1. Arroz empapado: como evitar.
  2. #1 Não lave o arroz.
  3. #2 Envolva bem os grãos na gordura.
  4. #3 Não jogue água fria no arroz.
  5. #4 Atenção na quantidade de água.
  6. #5 Não mexa na panela.
  7. #6 Deixe a preparação descansar.
  8. Dicas e truques culinários.

Especialistas em culinária afirmam que a pré-lavagem do arroz reduz a quantidade de amido proveniente dos grãos. Você pode ver isso na água turva do enxágue, que estudos mostraram ser o amido livre (amilose) na superfície do grão de arroz produzido pelo processo de moagem.

O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

A técnica para refogar é bem explicada na série Refogado, no canal Panelinha no YouTube: a panela vai para o fogo baixo, aí vai um pouco de gordura (azeite, óleo, manteiga, banha). Quando o óleo esquentar, quem vai para a panela primeiro, o alho ou a cebola? A gente sabe a resposta! É a cebola quem vai primeiro.

Você já deve ter lido em algum lugar que o azeite não é recomendado para refogar alimentos, porque as altas temperaturas em contato com o produto fazem com que ele perca suas propriedades benéficas. Mas, de acordo com a oleóloga Livia Pirozzi, esse é um dos mitos da cozinha.

Quando salteamos um alimento, colocamos o fogo em temperatura alta e mexemos constantemente o alimento para termos uma rápida cocção e para o alimento não perder muito líquido. No refogado, a temperatura é baixa e portanto o alimento não precisa ser movido constantemente. O alimento perderá mais líquido.

Em excesso, o líquido pode deixar o arroz empapado. Ficar movimentando a preparação com a colher pode fazer com que o amido do alimento seja liberado em excesso, deixando o prato empapado. Após colocar a água e iniciar o cozimento, portanto, pare de mexer. Respeite o tempo de descanso do arroz.

O gelo vai derreter e vai evitar que o alimento fique ressecado. Melhor ainda é fazer gelo com cubinhos de cenoura, ervilha e salsinha. Além de deixar o arroz fresquinho, você garante um sabor extra.

Quando estiver deixando o arroz escorrer, coloque a quantidade de água que vai precisar para ferver. E se precisar acrescentar água durante o cozimento, nunca use água fria, pois é preciso manter a temperatura constante do início ao fim do cozimento.

A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco. Dessa forma, o arroz parboilizado, além de cozinhar mais rápido do que o branco e não grudar caso ultrapasse o tempo de cozimento, retém mais fibras e proteínas do que o arroz branco.

Para verificar se o arroz absorveu toda a água, afaste delicadamente alguns grãos de arroz da lateral com a ajuda de um garfo até ver o fundo da panela. Se ainda tiver água no fundo, espere mais alguns minutos. Quando a água secar, tampe a panela e deixe o arroz descansar por 5 minutos – essa etapa é essencial.