Quantas vezes pode esquentar o arroz?

Perguntado por: egomes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os especialistas não recomendam requentar alimentos que não tiveram cozimento por inteiro e perderam suas características originais, já que isso ocasiona riscos no seu consumo.

Não há nenhum problema em requentar o arroz, mas é preciso ficar atento na maneira como o alimento foi armazenado antes do novo aquecimento. Quando o arroz esfria, as bactérias Bacillus cereus podem se proliferar nos grãos.

Durante o processo de esquentarmos o arroz para prepará-lo, resfriar as sobras por não ter sido consumido totalmente e novamente aquecer para consumo, aumenta-se os riscos de multiplicação dessas bactérias que uma vez ingeridas poderão causar a intoxicação alimentar conhecida como síndrome do arroz frito.

3 dias

Isso é o que dizem os especialistas. O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias.

Não atrapalha. Comer arroz ou macarrão guardados por 5 dias pode te matar por essa razão. Guardar a comida que sobra de uma refeição de maneira correta é muito importante. Porém, nós costumamos ter mais cuidado com alguns tipos de alimentos que, teoricamente, estragam mais fácil.

Despeje o arroz em um escorredor de macarrão ou peneira de inox, se o buracos forrem muitos grandes, forre o recipiente com um pano de prato limpo. Coloque em cima de uma panela que tenha de 4 a 5 dedos de água. Deixe no fogo até a água ferver, desta forma o arroz ficará aquecido, úmido e soltinho.

O mais importante é adicionar um pouco de água e tampar, pois isso ajuda a criar vapor e a esquentar o alimento por inteiro mais rápido e sem queimá-lo. "Mas cuidado com a quantidade, é apenas um pouquinho de água para cobrir o fundo da panela e não encharcar o arroz", ela alerta.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Veja abaixo alimentos que não devem ser requentados. Arroz: a situação fica mais perigosa quando ele não é cozido integralmente e alguns grãos permanecem crus. Isso, associado a uma temperatura morna, aumenta o risco de contaminação por uma bactéria conhecida como Bacillus cereus, que possui rápida proliferação.

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada.

Quantas vezes posso requentar a mesma comida? A agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez. Porém, a verdade é que é seguro fazer isso várias vezes, desde que a comida tenha sido colocada no refrigerador conforme explicado acima.

Essas bactérias podem sobreviver mesmo depois de o arroz ter sido cozido e quanto mais tempo for deixado em temperatura ambiente, mais provável é que esses microrganismos se multipliquem, liberem toxinas e o alimento se torne perigoso causando, a quem o consome, ataques de vômito ou diarreia.