Por que ser vegano é caro?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Associar o veganismo a um estilo de vida caro tem vários fatores, um deles, e o principal, está relacionado aos produtos expostos em supermercados com o selo ''vegano'', que geralmente são os mais caros e realmente inacessíveis.

Por ideologia e/ou falta de grana o fato é que o estilo de vida pode, sim, representar uma economia significativa nas despesas com alimentação. Martha e uma grande parcela de veganos comprovam que para adotar ao estilo de vida não é preciso ser rico. "Só é caro ser vegano se você viver de industrializados.

Alguns fatores podem ajudar a explicar a vantagem dos veganos: alguém que decide modificar sua rotina, consumo e hábitos a ponto de ser consciente sobre a alimentação nesse nível já precisa planejar melhor as refeições e buscar bons alimentos, o que costuma se traduzir em maiores cuidados com a saúde.

“Mudar sua dieta para evitar produtos de origem animal reduz suas emissões para um consumidor global típico em 28%, o uso da terra em 75% e a poluição da água em aproximadamente 60%”, afirma Poore. “A mudança de dieta é a única forma de reduzir o impacto no meio ambiente”.

Produtos veganos são aqueles em que não são utilizadas matérias-primas de origem animal, mas isso não significa que não contenham materiais sintéticos.

O estilo de vida vegano muitas vezes é associado a uma dieta vegetariana. Ou seja, não se consomem carnes. No caso vegano, evitam-se quaisquer alimentos de origem animal. Contudo, esse estilo vai muito além da alimentação.

De acordo com essa definição ser vegano é dentro do possível e do praticável, isso significa que se você não consome nada de origem animal, não utiliza roupa de couro, lã ou seda, não utiliza produtos testados em animais e buscar ter esse cuidado, você é, sim, vegano.

Pescetarianimo – É a alimentação mais próxima do vegetarianismo, porém, é permitido o consumo de peixes e frutos do mar.

Carnívoros e até mesmo vegetarianos correm risco de vida maior em relação aos que seguem uma dieta vegana – a qual exclui todo produto de origem animal.

Israel

Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

Resistência à insulina e obesidade são problemas cuja adoção de uma dieta vegana pode reverter, segundo a ciência. Uma revisão de estudos científicos mostrou que, em indivíduos obesos, uma dieta vegana realmente reduz a resistência à insulina e ainda o colesterol no sangue.

Menos mortes e doenças crônicas
Os efeitos na saúde também seriam variados. O modelo de Springmann mostra que se todos nós adotássemos uma dieta vegetariana até 2050, veríamos uma redução na mortalidade global de 6% a 10%, graças a uma menor incidência de doenças cardíacas, diabetes, derrames e alguns tipos de câncer.